Mercadante diz que não vê irregularidade em patrocínio da Petrobras Cultural à Fundação José Sarney
O líder do PT Aloizio Mercadante (SP) afirmou há pouco, antes de entrar na reunião destinada a definir a posição da base do governo em relação à instalação da CPI da Petrobras, que não vê desvio de função no patrocínio que teria sido concedido pela Petrobras Cultural à Fundação José Sarney.
De acordo com reportagem publicada nesta quinta-feira (9) pelo jornal O Estado de S.Paulo, de R$ 1,3 milhões repassados pela estatal à fundação, ao menos R$ 500 mil teriam sido desviados para empresas da família do presidente do Senado com endereços fictícios. Ainda de acordo com a reportagem, o projeto patrocinado nunca teria sido executado.
Mercadante disse que cabe à Petrobras Cultural patrocinar acervos históricos, emissão de selos e outras atividades culturais, "não havendo, assim, desvio de função". Ele também afirmou que, diante das denúncias de irregularidades apontadas pela imprensa, deve haver uma fiscalização rigorosa tanto do patrocínio ao projeto cultural quanto dos repasses feitos à Fundação José Sarney.
- O que não se pode aceitar é condenação antes do levantamento das provas - destacou o líder do PT no Senado.
CPI
Em relação à instalação da CPI da Petrobras, Mercadante não quis adiantar que posição seria adotada pela bancada do PT, mas foi otimista quanto à possibilidade da base do governo chegar a uma posição comum ainda nesta quinta-feira. Na quarta-feira (8), os partidos de oposição anunciaram que recorreriam ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o funcionamento da CPI.
Mais informações a seguir
09/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nota do TCU trata do patrocínio da Petrobras à Fundação José Sarney
Programa Petrobras Cultural 2010 anuncia projetos selecionados para patrocínio
Sarney divulga nota sobre uso de recursos da Petrobras Cultural
Presidente do Senado lamenta fechamento da Fundação José Sarney
Sarney e José Dirceu assinam protocolo de intercâmbio cultural
Gabinete divulga nota sobre doação de acervo da Fundação José Sarney