Sarney e Jucá se reúnem hoje com Lula para tratar de pré-sal



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que vai tentar na Casa um amplo acordo entre todos os estados e municípios em torno da partilha do dinheiro a ser arrecadado com o petróleo extraído da camada pré-sal, mas de uma forma que os estados produtores não percam tanto quanto o previsto no texto aprovado pela Câmara dos Deputados. Uma emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) ao projeto que estabelece o modelo de partilha dos recursos do pré-sal garante divisão igualitária de todo o dinheiro entre estados e municípios. Jucá e o presidente do Senado, José Sarney, vão ainda hoje conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os projetos do pré-sal .

O líder do governo garantiu também que todos os projetos que tratam do pré-sal tramitarão no Senado em regime de urgência, ou seja, terão que ser aprovados ou rejeitados no prazo de 45 dias."O Senado Federal é a Casa da Federação, e por isso vamos negociar, de forma a que todos sejam beneficiados, mas que os estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, não percam tanto quando prevê aquilo que foi aprovado na Câmara", disse Romero Jucá.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que, a ser mantido o que a Câmara aprovou, o seu estado e o Rio de Janeiro sofrerão um baque econômico "insuportável". Casagrande defende que o resto do país seja beneficiado, mas a divisão igualitária seria "ruinosa", porque os estados produtores sofrem os danos ambientais e demográficos da extração do petróleo, e não suportariam uma perda de tal dimensão.

11/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney e Marco Maia reúnem líderes nesta terça para tratar da distribuição dos 'royalties'

Sarney recebe base governista para um encontro com Lula para tratar de reforma política

Em busca da redivisão de 'royalties' do petróleo, prefeitos se reúnem hoje com Sarney

Três comissões se reúnem para tratar do fuso horário do Acre

Países da América Latina e Caribe se reúnem para tratar igualdade do gênero

Jucá registra encontro com Dilma para tratar de questões do estado de Roraima