Sarney participa do lançamento do programa Primeiro Emprego



O presidente do Senado, José Sarney, participou nesta segunda-feira (30) do lançamento, no Palácio do Planalto, do programa Primeiro Emprego, uma das principais bandeiras da campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que consiste num conjunto de ações para inserir os jovens no mercado de trabalho.

Sarney definiu o programa como -excepcional- e disse que, em 1994, o Maranhão, no governo de Roseana Sarney, foi pioneiro nessa iniciativa, propiciando o primeiro emprego a inúmeros rapazes e moças sem experiência no mercado de trabalho.

Durante a solenidade, dois jovens do Maranhão - Waldo e Lenoare - beneficiados pelo programa Primeiro Emprego daquele estado foram homenageados pelo presidente da República. Depois de abraçados por Lula, dirigiram-se ao governador do Maranhão, José Reinaldo, ao presidente do Senado e à senadora Roseana Sarney (PFL-MA), para cumprimentá-los.

Na mesma solenidade, deram depoimentos favoráveis ao programa o ator baiano Lázaro Ramos, protagonista do filme O Homem que copiava, e a jovem gaúcha Neusa Cristina Bandeira Carval, que falou sobre projeto similar aplicado no Rio Grande do Sul.

O programa do Executivo visa contemplar trabalhadores jovens, entre 16 e 24 anos, com baixa escolaridade e em situação de pobreza. Existem no Brasil 3,4 milhões de jovens nessa faixa etária e sem nenhuma ocupação.

Ao elogiar a iniciativa, Sarney disse que, dos milhões de desempregados que existem no Brasil, um terço é constituído por pessoas que nunca tiveram nenhum emprego. -Logo, este é um programa extraordinário, que atende a uma necessidade social, da qual já há consciência em quase todos os estados, por isso ele deve ser continuado-.

Em seu discurso, o presidente Lula disse que, a análise de quanto custa um adolescente numa instituição como a Febem, ou de quanto custa um detento para o Estado, mostra que o investimento na criação do emprego é muito baixo.

Lula disse ainda que grande parte da juventude, por falta de políticas públicas, cai na criminalidade. -São pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, porque o Estado não lhes ofereceu escola, nem creche, nem área de lazer, nem oportunidade de aprender uma profissão. Gerar empregos para todos os brasileiros é um sonho, uma obsessão e uma determinação-, afirmou ele.

Para o ano de 2003, o custo do programa Primeiro Emprego será de R$ 140 milhões. Até dezembro de 2004, a previsão é atingir a cifra de R$ 418,9 milhões. Os recursos sairão do orçamento da União.



30/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney participa de lançamento do Programa Nacional do Livro e da Leitura

Sarney participa de lançamento do programa de concessões de rodovias e ferrovias

Sarney saúda criação do Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego

Suplicy comemora lançamento do Primeiro Emprego e unificação de programas sociais

Sarney participa do lançamento de sua biografia

Sarney participa do lançamento do marco regulatório do pré-sal