Sarney saúda criação do Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego



Ao saudar a aprovação do projeto de lei da Câmara que cria o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PLC nº 58/2003), o presidente do Senado Federal, José Sarney, destacou o espírito público e a sensibilidade da classe política em relação ao tema. Ele ressaltou que diversos parlamentares abdicaram de apresentar emendas à matéria, no intuito de apressar sua tramitação, dado o interesse social do projeto.

Sarney também agradeceu aos inúmeros senadores que elogiaram o trabalho da relatora da matéria, a senadora Roseana Sarney (PFL-MA). Ele lembrou que a juventude é a parcela da população mais atingida pelo desemprego, por isso a importância do projeto. Para ele, o programa a ser instituído pelo governo federal resgata a esperança dos jovens.

- Se pegarmos as estatísticas de desemprego vamos verificar que 44% dos milhões de desempregados têm entre 16 e 24 anos. A juventude, sem esperança, sem horizonte, vai perdendo seus valores, primeiro individuais, depois da família - alertou.

O presidente do Senado afirmou que eventuais correções e aperfeiçoamentos ao projeto poderão ser feitos ao longo do tempo. Ele lembrou que programas semelhantes já existem em muitos estados e municípios, mas faltava um programa federal para incentivar a criação de empregos para os jovens. Sarney também destacou a participação da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na rápida tramitação da matéria.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lembrou a Sarney recente visita do bispo dom Mauro Morelli, de Duque de Caxias (RJ), ao presidente do Senado. Sarney agradeceu pela intervenção de Suplicy e lembrou que dom Mauro, na ocasião, falou da necessidade de os trabalhadores terem o pão à mesa, para garantir o sustento de suas famílias, mantendo vivos também seus valores.

- Com este projeto garantimos o pão, a vida e os valores de milhões de jovens - concluiu Sarney.



15/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego

TV EXIBE DEBATE SOBRE PROGRAMA DE ESTÍMULO AO PRIMEIRO EMPREGO

PLENÁRIO APROVA PROJETO DE LEI QUE CRIA O PROGRAMA DE ESTÍMULO AO PRIMEIRO EMPREGO

Osmar Dias defende programa de estimulo ao primeiro emprego para combater a violência

Sarney participa do lançamento do programa Primeiro Emprego

EM MAIO, SENADO APROVOU PROJETO DE ESTÍMULO AO PRIMEIRO EMPREGO