Sarney presta homenagem a Niemeyer, o "poeta das formas"



O senador José Sarney (PMDB-MA) prestou homenagem, em discurso, ao arquiteto Oscar Niemeyer, que completará 100 anos neste sábado (15). Para ele, o arquiteto que projetou palácios e edifícios, construídos no mundo inteiro, "é um orgulho para o país".

Sarney afirmou que, infelizmente, as artes brasileiras não são muito conhecidas no mundo, exceção feita às obras de Niemeyer, a quem chamou de "poeta das formas" e cuja obra "passou pelo julgamento do tempo".

- Niemeyer é hoje universalmente considerado o maior arquiteto do mundo contemporâneo. Sua obra é toda feita desta gestação de formas e espaços. Ele incorporou Brasília ao imaginário do nosso tempo- afirmou.

O senador lembrou que Niemeyer obteve um "atestado de autenticidade" dado pelo escritor e pensador francês Andre Malraux, o qual declarou que "a maior invenção da arquitetura moderna, desde as colunas gregas, eram as colunas projetadas por Oscar Niemeyer para o Palácio da Alvorada".

Em homenagem ao arquiteto, será sancionado nesta sexta-feira (14), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, projeto que o senador José Sarney apresentou,a pedido de Niemeyer, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Arquitetura.

O senador disse sentir orgulho porter integrado a diretoria da Fundação Cultural de Brasília, no governo Jânio Quadros (1961), ao lado de Niemeyer e do poeta Ferreira Gullar. Lembrou que, quando ocupou a Presidência da República (1985-1990), convidou o arquiteto a Brasília, quando ele fez novas obras na cidade.

Em apartes, os senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Wellington Salgado (PMDB-MG) também homenagearam Niemeyer.

Voto de aplauso

Os senadores Expedito Júnior (PR-RO), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Cristovam Buarque (PDT-SF) apresentaram na noite de quarta-feira (12) requerimento de voto de aplauso ao arquiteto Oscar Niemeyer.

Na justificativa do requerimento, os senadores afirmam que "Oscar Niemeyer é o mais importante arquiteto do Brasil, e orgulho dos brasileiros pelo reconhecimento internacional do seu exuberante trabalho."

Oscar Niemeyer nasceu em 15 de dezembro de 1907 e é tido como o maior arquiteto brasileiro do último século, tendo assinado obras em diversos países. Suas obras mais conhecidas são aquelas construídas em Brasília, como os Palácios do Congresso Nacional, do Planalto, da Alvorada e do Itamaraty.



13/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney presta homenagem a Niemeyer, o "poeta das formas"

Em homenagem a Niemeyer, Sarney vai propor cancelamento da sessão plenária desta quinta

Sarney presta homenagem a Olavo Setúbal

Sarney presta homenagem a Aluízio Alves

Gilvam presta homenagem ao 71º aniversário de José Sarney

Eduardo Suplicy destaca paixão de Niemeyer pelas formas livres