Sarney protesta contra aprovação de projeto que põe fim à impenhorabilidade de bem de família



O senador José Sarney (PMDB-AP) protestou contra a aprovação pelo Senado, na semana passada, do projeto de lei da Câmara (PLC 51/06) que alterou dispositivos do Código de Processo Civil (CPC) e determinou o fim da impenhorabilidade do imóvel considerado bem de família, se de valor superior a mil salários mínimos (R$ 350 mil). De iniciativa da Presidência da República, a matéria aguarda, agora, a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No caso de penhora de imóvel de família acima desse valor, a proposta estabelece que o executado terá direito a receber - livre do risco de impenhorabilidade - quantia correspondente a mil salários mínimos.

Sarney, que disse se disse orgulhar de ter instituído, quando era presidente da República, a impenhorabilidade da casa própria, foi ao Plenário, nesta terça-feira (5), fazer uma censura pública ao Senado pela aprovação da mudança.

- Vejo que o Senado votou, não sei com que finalidade, a extinção desse princípio, que é basilar da justiça social - disse.

Sarney também se insurgiu contra outra mudança no Código de Processo Civil, referente à possibilidade de penhora de até 40% de vencimentos recebidos mensalmente acima de 20 salários mínimos (R$ 7 mil), excluídos descontos de Imposto de Renda retido na fonte, contribuição previdenciária e outros descontos compulsórios. Após classificar as medidas como "aberração", o senador considerou impossível sua manutenção no projeto de lei aprovado, apelando ao presidente Lula pela rejeição aos dois dispositivos.

Ao falar da matéria, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) acusou o governo de usar da boa fé do Senado ao colocar "uma arapuca dessa natureza" para aprovação. Em seguida, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), comprometeu-se a acompanhar essa questão e propor o veto aos dispositivos em desacordo com conquistas da sociedade brasileira.

05/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Sarney alerta contra tentativa de derrubar impenhorabilidade da casa própria

CAE deve analisar impenhorabilidade de bem de família

Projetos sobre impenhorabilidade de bem de família voltam à CCJ e CAE

Jucá comunica veto do governo a dispositivos de lei que acabava com a impenhorabilidade de bem de família

ODACIR PROTESTA CONTRA PRESSÕES PARA APROVAÇÃO DE REFORMAS

Mário Couto protesta contra aprovação de diretor-geral do DNIT