Sarney quer Senado pronto para começar a debater reformas em um mês



O Senado acaba de fechar uma semana de trabalho excepcionalmente produtiva, registrando em apenas um dia, a última quinta-feira (13), a votação de 58 matérias, com destaque para a medida provisória do refinanciamento aos pequenos produtores rurais, que vinha trancando a pauta. Agora a Casa prepara-se para, seguindo orientação do seu presidente, José Sarney, em 30 dias estar com a pauta limpa, ou seja, em condições de iniciar logo o debate dos projetos das reformas tributária, previdenciária e política.

- O objetivo do presidente Sarney é estar com a pauta completamente limpa, pronta para os debates das reformas, até meados de abril - informou o secretário-geral da Mesa do Senado, Raimundo Carreiro Silva.

De acordo com Carreiro, a última quinta-feira foi -um dos dias mais proveitosos que tivemos após entrar em vigor a Constituição de 1988, tanto pela relevância e diversidade dos assuntos apreciados como pelo volume de trabalho, pois foi uma das sessões em que mais se votou na Casa, quanto pelo elevado quorum, com apenas três ausências, uma por doença e duas por missão no estado-.

Estavam na pauta a proposta de emenda à Constituição que inclui o direito à alimentação entre os itens constitucionalmente garantidos ao cidadão e a que dispõe sobre as votações secretas na Casa, indicações de embaixadores e autoridades. Com a votação da medida provisória sobre crédito rural, foi possível também aprovar a nova composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

O secretário-geral informou também que, atendendo à prioridade para discussão das reformas, o presidente José Sarney decidiu, ouvindo as lideranças e demais membros da Mesa, reservar as sessões das quintas-feiras, cuja realização passa para o período da tarde, a debates com os ministros de Estado das respectivas áreas.

O primeiro a comparecer será o ministro Ricardo Berzoini, que vem falar sobre a reforma da Previdência no dia 20, às 14h30. No dia 27 será a vez do ministro da Fazenda Antonio Palocci, que discutirá a reforma tributária com os senadores .



14/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim quer começar o exame das reformas pela tributária

Sarney diz que Senado está aberto para debater proposta da Previdência

Congresso está pronto para ajudar o Rio, diz José Sarney

Tebet quer que Senado inicie imediatamente o debate sobre as reformas

Sarney: Congresso está pronto para aprovar ajuda ao Rio de Janeiro

Líder do PT quer começar coleta de assinaturas para abertura de CPI sobre Carlos Cachoeira