Sarney quer votar projetos do pré-sal antes das eleições
Em sua primeira entrevista depois de submeter-se a uma cirurgia para a retirada de um cisto no lábio, o presidente do Senado, José Sarney, afirmou na manhã desta terça-feira (6) que seu empenho agora é apressar a votação de projetos que aguardam deliberação do Plenário, principalmente os do pré-sal. Ele disse que essas matérias terão de ser votadas antes das eleições.
- Vamos tentar votar as matérias antes das eleições, principalmente as referentes ao pré-sal, que têm prazo constitucional a ser obedecido. A primeira delas entra na pauta do plenário no dia 9 e começa a bloqueá-la no dia 19 - disse.
Os quatro projetos de lei do Executivo relativos ao marco regulatório para exploração da camada pré-sal, mencionados por Sarney, estão entre as principais matérias que aguardam deliberação no Senado. Na semana passada, encerrou-se o prazo de apresentação de emendas a todas elas.
O primeiro projeto a que Sarney se refere é o PLC 309/09, que cria a empresa Petro-Sal e que, no dia 19 de abril começa a trancar a pauta se não for votado. Os outros três são os PLCs 7/10, 8/10 e 16/10. Eles serão incluídos na ordem do dia até 27 de abril, trancando a pauta a partir de 5 de maio, se não forem votados.
Na mesma entrevista, Sarney foi indagado sobre as aposentadorias que recebe como ex-governador e como ex-servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão. O presidente do Senado explicou que o Tribunal de Contas da União tem jurisprudência firmada nesse assunto e que ele se encontra legalmente na mesma situação de milhares de ex-servidores que acumulam aposentadorias no Brasil.
Questionado sobre a cirurgia que fez em São Paulo para a retirada de um cisto no lábio superior, Sarney respondeu fazendo brincadeiras:
- Eu estou bem. Salvei meu bigode. Fiz toda a força para salvá-lo.
Teresa Cardoso/ Agência Senado
06/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney reúne líderes para definir agenda de votações e Mercadante quer votar tudo antes das eleições
Tebet diz que Senado poderá votar reforma tributária antes das eleições
Sérgio Souza pede que cidadãos reflitam antes de votar nas eleições municipais
ACM QUER ESFORÇO CONCENTRADO ANTES DAS ELEIÇÕES
ACM QUER ESFORÇO CONCENTRADO ANTES DAS ELEIÇÕES
Renan quer votações antes do segundo turno das eleições