Tebet diz que Senado poderá votar reforma tributária antes das eleições
O presidente do Senado, Ramez Tebet, comentou em entrevista à Rádio Senado o apelo que o presidente Fernando Henrique Cardoso fez ao Congresso para que seja aprovada, ainda neste ano, uma minirreforma tributária. Tebet informou ter conversado sobre o assunto com o presidente da Câmara, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), e garantiu que assim que os deputados votarem a matéria, convocará os senadores para analisar a mini-reforma tributária, possivelmente antes das eleições.
- Se a Câmara aprovar, o Senado será imediatamente chamado por mim para deliberar sobre a matéria, porque toda vez que houver assunto de interesse do país, e essa pequena alteração tributária é de interesse do país, o Senado se reunirá e cumprirá o seu dever - disse.
Tebet comentou ainda que o encontro entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e os quatro candidatos à Presidência melhor colocados nas pesquisas, realizado no início da semana, foi uma iniciativa democrática, acima dos interesses eleitorais e partidários. Para o presidente do Senado, o encontro representa uma demonstração de responsabilidade para com o destino do país, uma vez que os candidatos devem analisar se o acordo entre o Brasil e o Fundo Monetário Internacional (FMI) é viável. Tebet defendeu que todos os candidatos conversem com o presidente, porque, a seu ver, quem tem medo de conversar tem medo de assumir responsabilidade.
- Colocar os interesses do país acima dos interesses eleitorais é o que o Brasil de hoje exige, a economia do mundo exige. A sociedade mundial exige comportamento mais de estadista que de político - afirmou.
Medidas provisórias
Tebet afirmou também que discorda da opinião do presidente Fernando Henrique Cardoso manifesta em entrevista, segundo a qual a mudança feita pelo Congresso limitando a reedição de medidas provisórias pode atrapalhar o próximo governo. Para Tebet, a medida provisória deve ser editada em caráter excepcional, abrangendo matérias urgentes de grande interesse nacional. -As alterações feitas pelo Congresso eram esperadas e desejadas há muito tempo. Vieram para aprimorar a Constituição-, disse.
29/08/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet garante: eleições não vão impedir Senado de votar medidas anti-crise
Após eleições, Senado poderá votar projeto que permitirá criação de municípios
Senado marca para setembro último esforço concentrado para votar matérias antes das eleições
Tebet diz que Senado votará mini-reforma tributária em tempo hábil
Sarney quer votar projetos do pré-sal antes das eleições
Sérgio Souza pede que cidadãos reflitam antes de votar nas eleições municipais