Sarney recebe amanhã manifesto de empresários sobre reforma tributária



O presidente do Senado, José Sarney, irá receber nesta quarta-feira (25) uma comitiva de empresários integrantes da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) que irá entregar ao senador um manifesto analítico do grupo sobre a reforma tributária em tramitação na Câmara. O pedido para que Sarney receba a comitiva foi feito nesta terça-feira (24) pelo deputado Armando Monteiro (PTB-PE), presidente da CNI, que adiantou, em entrevista à imprensa, alguns pontos do documento.

Segundo esclareceu, o texto não representa uma contraproposta ao projeto do governo, mas uma sugestão de correções e aperfeiçoamentos na proposta original. Disse que, além de entregar o manifesto ao senador Sarney, o grupo entregará ao presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha, as posições da CNI sobre o tema. Ainda conforme Armando Monteiro, a confederação também atuará junto aos parlamentares no sentido de emendar a proposta do governo.

A principal crítica dos empresários ao projeto do governo é quanto à tributação sobre a geração de capitais. De acordo com Armando Monteiro, o Brasil é o único país que adota tal prática, o que, na opinião da CNI, onera todo aquele que faz investimentos.

Os empresários também farão um alerta, adiantou o deputado, sobre a excessiva carga tributária que recai sobre o setor produtivo e sobre toda a sociedade brasileira. A seu ver, há dados que demonstram a disparidade do sistema de alíquotas tributárias, o que, segundo ele, pode ser agudizado com a reforma.

Outro ponto sobre o qual os empresários têm postura contrária ao governo é quanto à perenização da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Para o deputado, essa decisão aponta para aumento da carga tributária futura do país.

A comitiva fará um ato público, antes da visita aos presidentes da Câmara e do Senado, no Hotel Nacional, em Brasília, a partir das 13h desta quarta-feira, para marcar o início da manifestação.



24/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana recebe manifesto de procuradores da Amazônia Legal que pedem reforma tributária com proteção ambiental

Paim lê manifesto contra proposta de reforma tributária

Sarney recebe cinco governadores e diz que Senado negociará mudanças na reforma tributária

Sarney defende discussão sobre reforma tributária

Sarney recebe manifesto em defesa do MST

Sarney recebe manifesto contra desarmamento