Sarney recebe Felipe Calderón no momento em que Brasil e México enfrentam gripe suína



O presidente do Senado, José Sarney, recebe nesta segunda-feira (17) o presidente do México, Felipe Calderón, que visita o Brasil no propósito de impulsionar o diálogo político e a cooperação entre os dois países. Brasil e México registram alta incidência de gripe suína, tendo o Brasil ultrapassado aquele país no número de óbitos.

VEJA MAIS

Com 200 mortes, o Brasil já figura como o terceiro país com o maior número de óbitos decorrentes dessa gripe, seguido do México, com 146. Nos Estados Unidos, foram registrados 350 óbitos, de acordo com a imprensa internacional.Desde o dia 28 de junho, quando foi registrada a primeira morte provocada pela gripe suína no Brasil, o número de óbitos vem crescendo a grande velocidade.

A visita de Calderón acontece no momento em que o Senado começa a distribuir álcool gel e máscaras para funcionários, parlamentares e visitantes higienizarem as mãos e, assim, combater a propagação do vírus. É o momento também em que o Senado dá ponto facultativo a todas as grávidas que trabalham na Casa, em razão das evidências de que elas estão expostas a maiores riscos.

Além da gripe, a agenda que deve priorizar a visita de Calderón é ocomércio bilateral, que, no ano passado, chegou a quase US$ 8 bilhões. No mês passado, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim e a chanceler mexicana, Patrícia Espinosa, lideraram uma reunião da Comissão Bilateral Brasil-México para revisar os projetos de cooperação entre os dois países nas áreas de política, economia, ciência e tecnologia, cultura e educação.

Segundo eles explicaram em entrevista coletiva, ali foram abordados também assuntos concernentes a cooperação em saúde, especificamente no campo de produção de vacinas. É mais uma área em que os dois países poderão colaborar em pesquisas para encontrar medicamentos contra a gripe suína.

Teresa Cardoso / Agência Senado



14/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em resposta a Flávio Arns, Sarney anuncia medidas de combate à gripe suína no Senado

Rosalba diz que o Brasil não pode baixar a guarda na prevenção da gripe suína

Ministro da Saúde aponta circulação limitada da gripe suína no Brasil

Ministro da Saúde aponta circulação limitada da gripe suína no Brasil

Saúde descarta risco de contaminação da gripe suína do Equador para o Brasil

Sarney recebe secretário de Relações Exteriores do México