Sarney recebe presidente de Serra Leoa



O presidente do Senado, José Sarney, recebe, nesta quarta-feira (19), o presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, que realiza visita oficial ao Brasil no propósito de estreitar os laços de amizade e de cooperação agrícola entre os dois países. Como outras nações africanas, a prioridade de Serra Leoa é a segurança alimentar, estando também o país interessado na tecnologia brasileira para a produção de etanol.

No ano passado, o governo brasileiro anunciou que, por intermédio da Embrapa África, instalada em Gana, daria assistência técnica a Serra Leoa na produção de arroz, principal alimento do povo serra-leonês. De acordo com a Agência Brasil, representantes da Embrapa África estiveram duas vezes em Serra Leoa, ali identificando oportunidades de cooperação também em culturas como castanha, mandioca e milho.

A intenção de produzir biocombustível foi expressa por Ernest Bai Koroma ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro durante a 12ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), em Acra (Gana), também em 2008. Na ocasião, Brasil e Gana firmaram acordo para produção de etanol e biodiesel a partir de tecnologia da Embrapa.

Com a experiência recente de uma guerra civil, Serra Leoa enfrenta sérios problemas de escassez de alimento e de mortalidade infantil. Apesar de rico em diamante, ferro, platina e bauxita, o país de 4,9 milhões de habitantes ainda depende de ajuda humanitária internacional.



17/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente de Serra Leoa visita o Senado

CRE aprova primeiros embaixadores junto ao Nepal e a Serra Leoa

Aprovados embaixadores para Finlândia, Sudão e Serra Leoa

CRE analisa indicações de embaixadores na Finlândia, Sudão e Serra Leoa

Senado aprova embaixador para Serra Leoa e integrantes do CNJ e CNMP

Governador Serra recebe presidente do Benin