Sarney saúda os 50 anos de entidade que reúne ginecologistas e obstetras



O presidente do Senado, José Sarney, encaminhou mensagem em que saúda a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) pelos seus 50 anos, comemorados na primeira parte da sessão deliberativa desta terça-feira (20) em razão de requerimento apresentado pelo senador Augusto Botelho (PT-RR).

Na mensagem, lida pelo senador Mão Santa (PSC-PI), que presidia a sessão, Sarney assinala que o Brasil ainda enfrenta altas taxas de mortalidade materna e um número de cesáreas muito além do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as mulheres que contam com plano de saúde privado, informa o senador, 80% recorrem às cesáreas, prática cujo percentual recomendado pela OMS é de apenas 15%. Sarney também aponta o aborto inseguro, a banalização da violência contra a mulher e o baixo acesso ao exame pré-natal e aos métodos contraceptivos como outros problemas a serem enfrentados no país.

A Febrasgo foi fundada em 30 de outubro de 1959, em Belo Horizonte, por ocasião da 11ª Jornada Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Entre os objetivos da entidade estão o de promover o aperfeiçoamento técnico e cientifico e zelar pela ética no exercício da profissão. A entidade conta hoje com associações filiadas em todos os 26 estados e no Distrito Federal.



20/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores homenageiam obstetras e ginecologistas

Senadores homenageiam ginecologistas e obstetras

SARNEY SAÚDA LÉVI-STRAUSS PELOS SEUS 90 ANOS DE VIDA

Tuma comemora os 90 anos de entidade filantrópica

Iris destaca importância da CNA nos 50 anos da entidade

Reforma tributária é prioridade para CNI, diz presidente da entidade em encontro com Sarney