Sartori acusa governo de omitir arrecadação de pardais




O deputado José Ivo Sartori, líder da bancada do PMDB, lamentou, da tribuna do plenário, a falta de clareza do governo do Estado quanto a informações sobre a arrecadação dos controladores eletrônicos de velocidade. “O Estado, na verdade, não presta contas, de forma específica e objetiva, sobre o que recolhe com os pardais”, criticou o parlamentar, que fez solicitação de informações à Secretaria dos Transportes.

“Os números sempre chegam defasados em vários meses. Além disso, era de se esperar de um governo que se auto-intitula democrático popular, a divulgação, a publicidade, daquilo que arrecada com multas. Não divulga o que arrecada e tampouco informa onde aplica estes recursos, que deveriam ser redimensionados na melhoria da educação para o trânsito”, enfatizou Sartori.

Sartori recordou que Lei Nacional, por meio do Contran, obriga o Poder Público, tanto estadual como municipal, a instalar equipamentos que resultem na educação e orientação ao cidadão, e não apenas em sua punição.

O peemedebista também citou números, ‘defasados’, mostrando que apenas no ano de 2000, foram aplicadas no Rio Grande do Sul, 168 mil multas. Até 31 de dezembro daquele ano, 51 mil motoristas tiveram 20 pontos ou mais em suas carteiras. “Pois esta verdadeira máquina de arrecadação é controlada silenciosamente pelo governo petista. Arrecadação que pode chegar, em 24 meses, a mais de R$ 532 milhões, um número grandioso, conforme cálculos que já foram feitos pelo próprio Daer, cujo resultado, porém, não o vemos aplicado em favor dos rio-grandenses”, alertou José Ivo Sartori

10/23/2001


Artigos Relacionados


Zulke acusa Krischke de omitir documentos oficiais para atacar o governo

Zulke acusa Krischke de omitir parte dos documentos oficiais

Marco Antônio Costa critica governo por omitir publicação de MP

Simon diz que, se governo se omitir, Lula será responsabilizado pela "morte da Varig"

Governo do Estado reluta em acabar com os pardais

Governo do RS recorre ao STF para manter pardais