Sartori propõe 13º para seringueiros



O senador Chico Sartori (PSDB-RO) anunciou nesta quarta-feira (15) que apresentará proposta de emenda à Constituição (PEC) concedendo o 13º salário aos seringueiros pensionistas do INSS. Segundo ele, trata-se de fazer justiça a essa categoria de trabalhadores, a quem chamou de "soldados da borracha", pois todos os benefícios pagos a pensionistas integram esse abono anual.

- A nossa Constituição, no seu inciso VIII do artigo 7º, garante aos trabalhadores urbanos e rurais o direito ao 13º salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria - assinalou.

Sartori lembrou ainda a valiosa contribuição dos "soldados da borracha" durante a Segunda Guerra Mundial, responsáveis pela extração do látex que seria empregado na fabricação da borracha e seus derivados utilizados pelas tropas aliadas. Em 1946, continuou o senador, o governo brasileiro concedeu aos seringueiros pensão vitalícia no valor de dois salários mínimos, que só foi efetivada com a Constituição de 1988 e regulamentada por lei em 1989.



15/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Chico Sartori propõe instituir Dia Nacional do Pecuarista

Conab paga R$ 92 mil para seringueiros do Amazonas

Iniciada audiência para debater PEC dos Seringueiros

CAS APROVA SALÁRIO DESEMPREGO PARA SERINGUEIROS AUTÔNOMOS

Polícia Federal vai investigar assassinato de líderes seringueiros no Pará

Seringueiros do Amazonas ganham R$ 90 mil para comercialização da borracha natural