SATURNINO GARANTE: PRIMEIRO SEMESTRE FOI BASTANTE PRODUTIVO



O líder do PSB, senador Roberto Saturnino (RJ), classificou de "bastante produtivo" os trabalhos do Senado neste primeiro semestre. Para ele, foram votadas matérias de extrema relevância para o país e que aguardavam deliberação há algum tempo. Ele citou a criação do Fundo de Universalização de Telecomunicações (Fust), que garante serviço telefônico às populações pobres, do meio rural, de regiões isoladas e às que habitam as periferias das grandes cidades.
A instalação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs), como a do Judiciário, que culminou com a cassação do mandato do ex-senador Luiz Estevão, por quebra do decoro parlamentar, também mereceu destaque de Roberto Saturnino. Conforme lembrou, Estevão foi o primeiro senador a ser cassado pelo Plenário, "fato inédito na história política brasileira".
No seu entender, o Senado respondeu bem, no primeiro semestre deste ano, às exigências da opinião pública sobre as duas casas do Parlamento. Ele acha também que o Senado melhorou na medida em que o trabalho das comissões permanentes passou a ser mais valorizado. Alguns projetos, observou, têm decisão terminativa nas comissões, não necessitando sequer de serem encaminhados à votação em Plenário. Na sua opinião, isso melhorou a produtividade, além de representar maior rapidez nas decisões.
Para o segundo semestre, Roberto Saturnino prevê que nos meses de agosto e, principalmente, em setembro, os senadores estarão envolvidos com as campanhas visando as eleições municipais o que, a seu ver, acarretará uma queda da produtividade. "Mas o fato deve ser encarado como um fenômeno natural das democracias que têm que investir nas campanhas eleitorais e nas eleições", avalia Saturnino.
Para o senador, somente a partir do dia 29 de outubro, quando será realizado o segundo turno das eleições municipais, é que o Senado retomará os trabalhos normais. E a reforma tributária, que ele aponta como uma das mais importantes matérias da agenda, deverá ser aprovada ainda este ano, para que entrem em vigor no ano que vem, avalia o líder do PSB.

29/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SATURNINO GARANTE: PRIMEIRO SEMESTRE FOI BASTANTE PRODUTIVO

Sarney avalia primeiro semestre como 'muito produtivo'

Senadores prevêem semestre produtivo

UM SEMESTRE IMPORTANTE E PRODUTIVO, AVALIA SARNEY

CI faz oito reuniões e aprova PPP em semestre muito produtivo

Tebet destaca contribuição do Senado para a cidadania e diz que semestre foi produtivo