Saturnino não acredita em mudança de votos até apresentação de parecer sobre painel



O senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) - relator no Conselho de Ética do processo que investiga a quebra de decoro por parte dos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e José Roberto Arruda (sem partido-DF), no caso da violação do painel de votações - não acredita que os senadores encarregados de votar o caso "mudem suas convicções" por causa do prazo entre o encerramento das investigações, ocorrido na terça-feira (dia 8), e a apresentação de seu relatório, na próxima quarta-feira (dia 16).

- Pode-se até dizer que o assunto pode esfriar em uma semana, mas isso não significa que os senadores mudarão seus votos nesse período - afirmou.

Roberto Saturnino apresentará seu parecer às 10h da próxima quarta-feira (dia 16), por decisão do presidente do Conselho de Ética, senador Ramez Tebet (PMDB-MS). Em entrevista nesta quarta-feira (dia 9), Roberto Saturnino admitiu que poderia apresentar seu parecer "até mesmo antes do dia 16", mas um prazo maior permitirá que ele analise melhor os 13 depoimentos tomados.

O Conselho de Ética foi acionado pelas oposições para investigar se o senador Antonio Carlos Magalhães faltou com o decoro parlamentar em uma conversa com três procuradores da República, em fevereiro passado. A conversa foi gravada sigilosamente pelo procurador Luiz Francisco de Souza, que entregou a fita à revista IstoÉ. A revista noticiou que Antonio Carlos teria dito que conhecia a lista de quem votou contra e a favor da cassação do ex-senador Luiz Estevão, em junho do ano passado.

O Senado mandou investigar o painel e peritos da Universidade de Campinas confirmaram que ele realmente havia sido violado e, a seguir, os funcionários responsáveis pelo sistema de votações confirmaram a violação, a começar por Regina Célia Borges, ex-diretora do Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado. Regina revelou que a lista fora solicitada por Arruda, à época líder do governo no Senado, o qual teria dito que falava em nome de Antonio Carlos, então presidente do Senado. Todos eles já prestaram depoimento ao Conselho de Ética, que agora espera o parecer do relator Roberto Saturnino.

09/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio critica intenção de mudança na apresentação de votos em separado

Saturnino descarta arquivamento da investigação sobre painel de votações

Saturnino apresentará relatório sobre violação do painel em uma semana

Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC)

Apresentação do parecer sobre LDO deve ter novo prazo

Saturnino vai aperfeiçoar parecer sobre concessões