Saturnino: país deve crescer pouco em 2004
O senador Roberto Saturnino (PT-RJ), relator do Plano Plurianual 2004-2007 e membro da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, afirmou em entrevista à Rádio Senado que haverá crescimento da economia neste ano, mas ressaltou que somente em 2005 o país experimentará um ritmo mais acelerado de desenvolvimento.
- Vai haver uma ampliação do gasto público, e isso vai gerar desenvolvimento, sim, mas não numa escala que nós temos que atingir, não na escala da grande expectativa nacional, que será preenchida a partir de 2005 - disse o senador ao repórter Luís Carlos Fonteles.
Para o senador, as expectativas otimistas quanto a 2004 devem ser encaradas com prudência, porque ainda continua o aperto nas finanças públicas. Embora a redução dos juros vá fazer com que restem mais recursos em caixa, permitindo algum crescimento, Saturnino disse que isso ainda não permitirá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprir de imediato as promessas de campanha de criar dez milhões de novos postos de trabalho.
Segundo Saturnino, os números do orçamento deste ano mostram que permanece o índice de 4,25% para o superávit primário - que é o resultado das receitas do governo menos as despesas, sem incluir os gastos com juros da dívida - mas somente taxas superiores a 5% ao ano podem gerar empregos em grande quantidade.
09/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Safra de cana-de-açúcar deve crescer 2,11% no Centro-Sul do País, diz Única
Arthur Virgílio sustenta que Lula deve fazer reformas estruturais para o país crescer
País deve preparar-se para antecipação das próximas eleições, diz Saturnino
Dilma deve visitar a Bulgária em pouco mais de um mês
Comissão de Orçamento deve iniciar discussão da LDO de 2004
Para senadores, inadimplência dos consumidores deve cair em 2004