Saturnino defende melhor distribuição de renda
Roberto Saturnino entende que a distribuição de renda e a justiça social só terão êxito quando o Estado intervir e criar políticas destinadas a atender aos menos favorecidos. Do contrário, observou, o quadro poderá agravar-se. A seu ver, o país já passou da hora de ter um governo que promova a ética, a distribuição de renda, a justiça social, a igualdade, bem como garanta a soberania nacional.
Apesar de reconhecer que nos primeiros anos da implantação do Plano Real a inflação foi contida, gerando uma ligeira melhora na qualidade de vida da população, Roberto Saturnino disse que a continuidade da política neoliberal imposta por Fernando Henrique Cardoso provocou a manutenção das injustiças sociais e a má distribuição de renda. Ele estranha que tais injustiças sejam mantidas dentro de um sistema democrático, que em tese tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de todos, assegurados os direitos individuais.
Na opinião de Roberto Saturnino, o Brasil continua a ser o campeão das injustiças em virtude da visão dos chamados economistas oficiais, que insistem apenas em defender o que denominou como "variáveis matemáticas" - juros, PIB e flutuações cambiais, entre outras -, ao invés de ajudarem a promover o bem-estar de toda uma população, a começar pela distribuição de renda.
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) concordou com Roberto Saturnino e disse que o governo não deve apenas preocupar-se em conter a inflação, mas buscar saídas concretas que tragam benefícios diretos para a sociedade. O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) também fez coro na defesa de uma melhor distribuição de renda, observando que desde a Era Vargas pouca coisa foi feita no sentido de combater as injustiças sociais.
05/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lando defende combate ao desemprego com melhor distribuição de renda
Saturnino: prioridade deve ser a distribuição de renda, não apenas o crescimento
Marluce Pinto reivindica melhor distribuição de renda
Osvaldo Sobrinho defende melhor distribuição dos recursos da educação
Vital do Rêgo defende melhor distribuição de médicos no país
Alvaro Dias defende melhor distribuição de recursos públicos