Saturnino recebe embaixador dos EUA e destaca papel do Senado na política externa



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ), na qualidade de presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), recebeu nesta terça-feira (31), em seu gabinete, a visita do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford M. Sobel, a quem informou que o Legislativo brasileiro, em especial o Senado, tem tido nos últimos anos maior participação nas questões externas, por meio da CRE.

A afirmação de Saturnino foi feita em resposta a pergunta do embaixador sobrese o Legislativo brasileiro - a exemplo do Senado norte-americano - tinha ativa participação nas questões internacionais. Na resposta, Saturnino disse ainda que a política externa brasileira sempre foi centrada no Itamaraty, mas deixou claro o aumento da participação do Legislativo nessa área.

Segundo Saturnino, Clifford Sobel - que assumiu o cargo de embaixador dos Estados Unidos no Brasil em agosto último e procurou, na conversa com o senador, inteirar-se em detalhes da política externa brasileira - mostrou-se interessado em manter maior contato com a CRE, o que foi considerado bastante positivo pelo senador. O senador pelo Rio de Janeiro ficou satisfeito com a intenção do embaixador norte-americano e chegou a agendar sua visita à CRE para o próximo dia 30 de novembro, a fim de que Clifford Sobel possa fazer a sua apresentação e dialogar com os senadores membros do colegiado.

Relações externas

Em entrevista à Agência Senado, Roberto Saturnino também voltou a defender maior incremento comercial e político do Brasil com países da Ásia - com destaque para a Índia - e aÁfrica do Sul, a exemplo do que vem sendo feito, segundo lembrou,pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o senador, a diversificação da presença brasileira no exterior é de fundamental importância para que o Brasil cresça e melhore a vida de milhões de brasileiros.

- Mas a prioridade da política externa do governo do presidente Lula será o fortalecimento do Mercosul- observou Roberto Saturnino, ao prever a incorporação de novos países ao bloco comercial sul-americano.

Nesta mesma terça-feira, o presidente da CRE também recebeu a visita de cortesiado embaixador do Chile no Brasil, Demétrio Figueroa.



31/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino defende política externa brasileira

Saturnino defende política externa para a América do Sul e vê futuro com otimismo

Saturnino defende política externa de Lula e acusa FHC de mentir ao falar em falência do Mercosul

Távola destaca êxito da política externa brasileira

Ideli destaca momento favorável da política externa brasileira

Política externa brasileira recebe apoio na CRE