SEBASTIÃO ROCHA DISCORDA DA TROCA DO TEMPO DE SERVIÇO PELO DE CONTRIBUIÇÃO



Manifestando-se contra o substitutivo do senador Beni Veras à reforma da Previdência, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) criticou hoje (dia 23) o que ele considera o ponto essencial da proposta: a substituição do tempo de serviço pelo tempo de contribuição. Ele acha que o Brasil não está preparado para garantir aos trabalhadores a aposentadoria mediante a comprovação de tempo de contribuição.

Sebastião Rocha se disse favorável à paridade plena - desde que não seja ultrapassado o teto que se pretende fixar na reforma administrativa (vencimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal) -,assim como à possibilidade de o servidor inativo continuar trabalhando e recebendo proventos da aposentadoria e do novo emprego.

- Se o teto existe para parlamentares, ministros e outros ocupantes de funções executivas, por que não atingir também os servidores públicos federais? - indagou.

Em sua opinião, desde que respeitado aquele teto, os servidores públicos devem ter o mesmo tratamento dispensado a ministros, parlamentares e àqueles que detêm cargos comissionados. Quanto à situação dos magistrados, ele disse que a bancada do PDT está discutindo uma emenda da senadora Junia Marise (PDT-MG) para diferenciar essas aposentadorias.

23/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Deputado Troca quer que Estado devolva contribuição descontada de servidores

Para Troca número de emendas da LDO acatadas revela grau de contribuição da AL

Sebastião Rocha diz que se inspirou em Covas

SEBASTIÃO ROCHA LAMENTA CRISE NO PDT

SEBASTIÃO ROCHA CRITICA A FIFA

SEBASTIÃO ROCHA REGISTRA CONVENÇÃO DO PDT