SEBASTIÃO ROCHA QUER MODERNIZAR PRODUÇÃO DA CASTANHA DO PARÁ



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vota em uma de suas próximas reuniões projeto do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) que autoriza o Executivo a criar o Fundo de Apoio à Cultura da Castanha do Brasil (Funcab). O novo órgão, de acordo com a proposta, tem por finalidade desenvolver, modernizar, apoiar e expandir a exploração do produto que é conhecido popularmente como castanha do Pará, bem como todos os seus derivados.
A iniciativa de Sebastião Rocha objetiva também apoiar ações destinadas a preservar os castanhais, realizar pesquisas e estudos visando expandir a produção e a comercialização, além de garantir a difusão de novas técnicas de produção da castanha, por intermédio do treinamento da mão-de-obra nas diversas áreas de cultivo.
O senador informou que a castanha do Pará é apreciada pelo sabor e pelo valor nutritivo, sendo rica em proteínas e gorduras. Além disso, a exploração do produto tem papel fundamental na organização sócio-econômica das grandes áreas extrativistas da floresta amazônica, representando, a seu ver, a alternativa de subsistência das populações ali existentes.
- A aceitação da castanha do Brasil já chegou a conquistar o mercado externo. Sua posição na pauta de exportação dos estados produtores está em franca ascensão. Somente este ano, o país lucrou US$ 7,5 milhões - informou Sebastião Rocha, acrescentando que o aproveitamento do potencial econômico da castanha já vem sendo desenvolvido em ações isoladas nos estados da Amazônia com grande êxito.

20/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha quer comissão especial para Amazônia

Sebastião Rocha quer apoio para "Escola Brasil"

SEBASTIÃO ROCHA QUER GARANTIA PARA DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

SEBASTIÃO ROCHA QUER COMISSÃO PARA EXAMINAR CAUSAS DA VIOLÊNCIA

SEBASTIÃO ROCHA QUER MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA COMBATE À POBREZA

SEBASTIÃO ROCHA QUER COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA AVALIAR CRISE COLOMBIANA