SEBASTIÃO ROCHA RESPONSABILIZA GOVERNADOR POR CRISE INSTITUCIONAL
Fazendo uma retrospectiva dos problemas vividos pelo Amapá, Sebastião Rocha lembrou que há alguns dias a Assembléia Legislativa votou e aprovou um pedido de intervenção no estado. Ainda segundo o senador, nesta semana o Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, abrir um processo que poderá resultar em um pedido ao Supremo Tribunal Federal de intervenção no governo do Amapá.
Na quinta-feira da semana passada, narrou Sebastião Rocha, o governador mandou retirar da penitenciária o diretor da Imprensa Oficial, que estava preso por determinação de uma juíza. "Ele foi preso por se negar a publicar atos do Legislativo no diário oficial do Amapá. Capiberibe mandou soltar seu auxiliar e comunicou à juíza que ele ficaria sob sua custódia", explicou.
Continuando a relatar os fatos recentes ocorridos no Amapá, Sebastião Rocha contou que ao tomar conhecimento de que o diretor da Imprensa Oficial tinha sido retirado da cadeia, a juíza determinou a prisão do diretor do complexo penitenciário. Segundo o senador, Capiberibe mandou a Polícia Militar invadir o Fórum de Macapá para retirar o preso.
"Felizmente algo mais grave deixou de acontecer. Acionada a Polícia Federal, quase que acontece um grande conflito que poderia ter resultado em alguma morte se as duas polícias partissem para um confronto direto", disse Sebastião Rocha.
O senador afirmou que o governador, em discursos e pronunciamentos, vem tentando associar a Justiça do estado ao narcotráfico. "O que não é verdade", afirmou. Ele também descartou qualquer possibilidade de conivência entre o Tribunal, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Contas no sentido de tentar desestabilizar o governo.
05/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
SEBASTIÃO ROCHA LAMENTA CRISE NO PDT
SEBASTIÃO ROCHA CRITICA GOVERNADOR DO AMAPÁ
SEBASTIÃO ROCHA GARANTE QUE GOVERNADOR DO RJ QUER EMPRÉSTIMO
SEBASTIÃO ROCHA DESTACA POSIÇÃO DO PDT FRENTE À CRISE E AO PACOTE DO GOVERNO
SEBASTIÃO ROCHA: BNDES PODE AJUDAR JARI SUPERAR CRISE
SEBASTIÃO ROCHA CONSIDERA LEGÍTIMO AFASTAMENTO DO GOVERNADOR DO AMAPÁ