Seca no Sul e enchentes no Nordeste despertam reflexão em Paim sobre devastação ambiental



A estiagem no Rio Grande do Sul e as enchentes nas regiões Norte e Nordeste levaram o senador Paulo Paim (PT-RS) a propor uma reflexão sobre a devastação do meio ambiente pela ação do homem. Para ilustrar sua preocupação com a preservação ambiental, o parlamentar citou em Plenário, nesta sexta-feira (8), artigo da revista JB Ecológico que alerta para o processo de derretimento dos polos Norte e Sul.

- Cientistas estão aturdidos e sem entender direito a dimensão do que está por vir, em termos do aumento de cataclismos e da subida do nível dos mares. Fala-se em cenários catastróficos para daqui a 50, 100 anos - comentou.

Segundo previsão da JB Ecológico, destacada por Paim, a agenda global dos governos deverá estar focada, nos próximos anos, nas limitações à exploração de recursos hídricos, energéticos e alimentares. O desafio será compatibilizar a escassez continuada desses recursos com a perspectiva de crescimento da população mundial em cerca de 1,2 bilhão de pessoas entre 2009 e 2025, principalmente na Ásia e na África.

Paim ressaltou ainda alerta feito pelo economista e físico Mohan Munasinghe, um dos agraciados com o Prêmio Nobel da Paz em 2007, quanto ao maior impacto do aquecimento global sobre os países menos favorecidos economicamente. Após prever que as zonas tropicais do planeta irão sofrer aumento de cerca de três graus na temperatura, elevação do nível dos mares em meio metro e maior incidência de tempestades e furacões nos próximos 50 ou 100 anos, Munasinghe defendeu ajuda financeira dos países ricos para que os mais pobres possam manter baixas emissões de poluentes e sobreviver aos efeitos das mudanças climáticas.

Ainda em seu pronunciamento, o representante do Rio Grande do Sul lembrou ter apresentado quatro proposições ligadas à questão ambiental: o PLS 112/08, que obriga o poder público a priorizar a compra de papel reciclado; o PLS 618/07, regulamentando as profissões de catador de materiais recicláveis e de reciclador de papel; a PEC 23/08, que submete ao Senado a compra e o arrendamento de terras rurais na Amazônia Legal; e o PLS 271/04, dispondo sobre o prazo para apresentação de defesa em crimes ambientais.

Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) endossou elogios feitos por Paim ao programa Bolsa Floresta, criado pelo governo do Amazonas para ajudar no combate ao desmatamento ilegal. Ressaltou também como política pública interessante o plantio de um milhão de árvores, programado pelo governo do Pará, no que foi apoiado pelo colega petista.

08/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim lamenta seca no Nordeste e no Sul e elogia MP que socorre vítimas

Marina Silva protesta contra devastação dos manguezais do Nordeste

Paim elogia aprovação pela CE de projeto que institui dia nacional de reflexão sobre a diversidade

Paulo Paim pede que Semana Santa sirva de convite à reflexão sobre o combate à injustiça

TV Senado apresenta documentário sobre a seca no Nordeste

ALCÂNTARA ANUNCIA REUNIÃO SOBRE A SECA NO NORDESTE