Segundo turno será realizado em 29 cidades
Eleitores de 29 cidades brasileiras comparecerão novamente às urnas, no próximo dia 26 de outubro, para escolher seus prefeitos. Isso porque, na condição de municípios com mais de 200 mil eleitores, não tiveram nenhum candidato com 50% dos votos válidos mais um, conforme determina a legislação. Nessa situação, há 11 capitais.
Segundo levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 77 municípios registraram mais de 200 mil eleitores e poderiam ter ido para segundo turno nestas eleições. Dentre as 26 capitais, apenas duas não estão nessa situação - Boa Vista (RR) e Palmas (TO) possuem menos do que o total exigido pela legislação eleitoral.
Haverá eleição no dia 26 de outubro também em Benedito Leite (MA) onde as eleições foram anuladas, porque foram encontradas urnas queimadas em terreno baldio.
Para o segundo turno, com apenas dois candidatos na disputa, mudam as regras de tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão, porque cada um dos candidatos disporá de tempo igual de 20 minutos.
Resultados
Nos 79 principais colégios eleitorais do país, formados pelas 26 capitais e pelas cidades com mais de 200 mil eleitores, 50 já definiram seus novos prefeitos. Dessas 50 cidades, 36 (72%) reelegeram seus atuais administradores. Isso, na avaliação dos analistas políticos, sinaliza a força eleitoral que têm os detentores da máquina administrativa e o peso que os eleitores atribuem à experiência, ao escolher seu candidato.
Os resultados do primeiro turno da eleição de 2008 revelam que o PT e o PMDB foram os partidos com melhor desempenho nas urnas. O PT venceu em 13 dos 79 maiores colégios eleitorais do país e o PMDB garantiu eleição em 10 dessas cidades. O PSDB foi o terceiro melhor, vencendo em nove desses municípios.
Para o segundo turno, o PT disputa as eleições em 15 cidades, o PMDB em 11 e o PSDB em 10 colégios eleitorais.
06/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fundo da Amazônia será votado em segundo turno
Orçamento será a prioridade do Congresso após o segundo turno
CPMF SERÁ VOTADA NA TERÇA-FEIRA EM SEGUNDO TURNO
Será votada em segundo turno isenção tributária para cadernos escolares
EMENDA QUE ASSEGURA RECURSOS PARA A SAÚDE SERÁ VOTADA EM SEGUNDO TURNO
EMENDA QUE TRATA DA EDIÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS SERÁ VOTADA EM SEGUNDO TURNO