Seminário debate questões institucionais e econômicas do Mercosul



Começou nesta quinta-feira (25) e segue até sexta-feira (26) no Auditório do Interlegis o seminário "Integração regional: convergências institucionais e econômicas", promovido pela Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul em parceria com a Casa Civil da Presidência da República, a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e a Delegação da Comissão Européia no Brasil. O deputado Júlio Redecker (PSDB-RS) fez a abertura do evento afirmando que o Mercosul "é a oportunidade para que o Brasil entre no contexto das nações no mundo globalizado".

- A intenção é fazer da integração econômica uma porta para a integração social e cultural dos países membros - disse Redecker.

O primeiro palestrante, professor Dr. Pedro Infante, falou sobre os blocos regionais e a Organização Mundial do Comércio (OMC). O ministro Roberto Azevedo, do Itamaraty, e Paulo Antônio Caliendo da Silveira - que é árbitro do Mercosul - abordaram a participação do Brasil em mecanismos de solução de controvérsias da  OMC.

Na parte da tarde desta quinta-feira o consultor do Senado Federal, Jorge Fontoura, fará exposição sobre os órgãos supranacionais e internacionalização de normas nos blocos regionais. Em seguida, o Vladimir Bravo Colly fará uma análise política de integração.

O evento conta com a participação simultânea também das Assembléias Legislativas do Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.



25/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Medidas institucionais e econômicas

Medidas Institucionais e Econômicas para o Crescimento do País

Encontro debate Parlamento do Mercosul e questões de fronteira

Subcomissão vai debater questões sociais e econômicas da produção de biocombustíveis

Brasil, Rússia, Índia e China devem discutir questões econômicas em abril em Brasília

Seminário debate participação da sociedade civil no Parlamento do Mercosul