SENADO APROVA ACORDO COMERCIAL COM A MALÁSIA



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 17) um acordo comercial firmado pelo governo brasileiro com a República da Malásia em abril do ano passado. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) tentou adiar a votação, argumentando que a crise que afetou na semana passada a moeda da Malásia exige cautela do Brasil, pois ainda não está claro se as autoridades daquele país terão de adotar medidas que afetem o acordo assinado pelos dois governos.

Suplicy lembrou que o Senado aprovou nesta semana projeto de concessão de subsídio à borracha natural brasileira, para reduzir o impacto negativo da borracha importada do Sudeste Asiático, inclusive da Malásia. "É necessário que a Comissão de Assuntos Econômicos analise a situação", ponderou o senador paulista.

O senador Humberto Lucena (PMDB-PB), relator do acordo na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, disse que o assunto foi amplamente debatido na comissão e pediu que Suplicy retirasse o requerimento, no que foi atendido.

O acordo prevê que Brasil e Malásia estenderão um ao outro as melhores condições de comércio internacional oferecidas a qualquer membro da Organização Mundial de Comércio, excetuando as vantagens concedidas a países limítrofes ou que façam parte de bloco comercial.

17/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova acordo com os Estados Unidos sobre concorrência comercial

Brasil aprova oferta para acordo comercial Mercosul-União Europeia

CRE APROVA ACORDOS COM ÁFRICA DO SUL, MALÁSIA E FRANÇA

Ministério da Agricultura aprova importação de espécie florestal da Malásia

CRE aprova indicações para embaixadas do Brasil na Malásia e no Togo

CRE APROVA INDICAÇÃO DE AFFONSO MUZZI PARA EMBAIXADA DA MALÁSIA