Senado aprova acordos de cooperação internacional



O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (20) sete projetos de decreto legislativo que tratam de acordos internacionais. O primeiro item votado, PDS 540/2012, aprova o reconhecimento mútuo de carteiras de habilitação por Brasil e Moçambique. O documento foi assinado em Brasília, em 2010.

VEJA MAIS

O PDS 541/2012 aprova acordo do Brasil com a Bósnia-Herzegovina para isenção parcial de vistos. Firmado em Sarajevo, em 2010, o texto permite fluxo mais ágil no intercâmbio de visitantes entre os dois países.

Já o PDS 546/2012 ratifica acordo de cooperação técnica do Brasil com a Organização para a Libertação da Palestina, em nome da Autoridade Nacional Palestina. A intenção é fortalecer os laços entre os dois povos, por meio de colaboração entre programas e políticas correlatas. O documento foi assinado em Ramallah, em 17 de março de 2010.

Outro projeto votado foi o PDS 547/2012, que ratifica acordo com a Comunidade Europeia de Energia Atômica, na área de Pesquisa sobre Energia de Fusão. Assinado em Brasília, em 2009, o texto tem o intuito de promover o aprofundamento da cooperação entre Brasil e países europeus na área de ciência e tecnologia.

Também foi aprovado o PDS 548/2012, tratando de acordo de cooperação cultural entre o Brasil e a Argélia para aumentar o conhecimento mútuo entre os países. Assinado no Rio de Janeiro, em 2009, o acordo pretende estimular o intercâmbio de experiências e a cooperação nos campos literário, de restauração, proteção e conservação do patrimônio cultural, inclusive o imaterial.

Cooperação jurídica

O Plenário aprovou ainda o PDS 549/2012, sobre o Tratado de Cooperação Jurídica em Matéria Penal entre o Brasil e a Alemanha, e o PDS 550/2012, que ratifica a constituição da Academia Internacional contra a Corrupção como Organização Internacional.

O tratado com a Alemanha, assinado em Berlim em 2009, tem o propósito de assegurar a aplicação da lei penal e processual penal entre os dois países para prevenção e repressão da criminalidade.

Já o acordo para constituição da Academia contra Corrupção foi assinado em Viena em 2010. A medida tem como principal objetivo constituir um centro de excelência voltado à educação, treinamento, cooperação e pesquisa na prevenção e combate à corrupção. A função do centro seria contribuir com os  países na implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Uncac), da qual o Brasil é parte.

Os projetos seguem agora para promulgação.



20/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova acordos de cooperação com sete países

Plenário aprova acordos internacionais de cooperação na área agrícola

SENADO VOTA ACORDOS DE COOPERAÇÃO COM OUTROS PAÍSES

Senado aprova acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais