Senado aprova acordos internacionais nas áreas de previdência e educação



O Senado aprovou nesta terça-feira (17) dois acordos internacionais, que tratam de previdência e educação. Os acordos, firmados com a França e com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação (OEI), já haviam sido aprovados pela Câmara e agora seguem para a promulgação.

O acordo sobre previdência entre Brasil e França, assinado em 2011, estabelece regras para proteger os trabalhadores brasileiros e os franceses nos dois países. O texto estende proteção aos estrangeiros radicados no Brasil em matéria de Previdência Social. Pelo tratado, uma pessoa que exerça uma atividade profissional no território de um país ficará submetida unicamente à legislação desse país.

Questões sobre aposentadoria por invalidez e idade e pensão por morte também são tratadas pelo acordo. As prestações de acidentes de trabalho, de doenças profissionais, maternidade e paternidade também serão tratadas em conformidade com a legislação da parte contratante.

Educação

O acordo entre o Brasil e a OEI, também assinado em 2011, estabelece as condições básicas sob as quais a organização deve cooperar com o Brasil na implementação de projetos para o desenvolvimento nas áreas de educação, ciência, cultura e tecnologia.

A execução do tratado será coordenada pelo Escritório da OEI no Brasil e pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. A cooperação técnica será dedicada a seminários, programas de capacitação ou treinamento, grupos de trabalho, projetos, experiências-piloto, pesquisas ou estudos avançados em assuntos e locais de interesse mútuo.



17/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais