Senado aprova em primeiro turno possibilidade de urgência para acordos internacionais




Luiz Henrique: nova proposta pode agilizar tramitação e sem encontrar resistência na Câmara

VEJA MAIS

O Plenário do Senado aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira (26), substitutivo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 35/2011, que tem por objetivo acelerar a tramitação de tratados, atos e acordos internacionais no Congresso. Foram 62 votos favoráveis, 1 contrário e 1 abstenção. A matéria terá de passar por segundo turno de votação no Senado para então ser encaminhada à Câmara dos Deputados.

O texto aprovado estabelece a possibilidade de regime de urgência para as mensagens presidenciais que encaminham acordos internacionais ao Congresso. Senadores lembraram que acordos já demoraram até 20 anos para serem aprovados.

A proposta original, do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), propunha que a análise de acordos internacionais fosse feita exclusivamente pelo Senado, como forma de agilizar a tramitação. Atualmente, os acordos internacionais são analisados pelas duas Casas do Congresso.

A maioria dos senadores, no entanto, preferiu o texto de Jorge Viana (PT-AC), que apenas prevê o regime de urgência, a ser pedido pela Presidência da República ou decidido pelo Senado ou pela Câmara.

Luiz Henrique agradeceu a colaboração de Viana, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Fernando Collor (PTB-AL) na elaboração do novo texto, que possibilitou a aprovação da proposta. O entendimento foi o de que os deputados rejeitariam a proposta original por perderem prerrogativas.

Os senadores Pedro Taques (PDT-MT), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Eduardo Braga (PMDB-AM) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), entre outros, também manifestaram apoio à proposta.



26/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova possibilidade de regime de urgência para votação de tratados internacionais

Realizada terceira sessão de discussão, em primeiro turno, de PEC que acelera votação de acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais e cargos de TI para a Justiça do Trabalho

Senado aprova acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais

Senado aprova acordos internacionais