Senado aprova MP que autoriza prorrogação de contratos da EBC e do Censipam
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (5) a medida provisória (MP) 538/2011 que autoriza o Ministério da Defesa e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) a prorrogar contratos firmados, em caráter temporário, para atender interesse excepcional interesse publico.
A validade dos contratos terminou nos meses de junho e julho de 2011. O novo prazo limite é até 31 de dezembro de 2012, para o Censipam, e até 30 de junho de 2012, para a EBC.
No caso do Ministério da Defesa, os contratos referem-se a atividades do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Com a prorrogação, o governo espera evitar a perda repentina de pessoal com elevada experiência e especialização. Os profissionais em questão foram contratados temporariamente entre julho de 2006 e maio de 2007. Portanto, o último período de prorrogação permitido para alguns dos contratados terminaria em 2 de julho de 2011.
Em relação à EBC, a Lei 11.652/2008 autorizou a contratação de empregados temporários, pelo prazo de 36 meses, para atender às necessidades de implantação da empresa. Constituída a empresa, a MP 398/07 autorizou a contratação de mais 200 empregados, dos quais 53 deixaram a EBC nos últimos três anos.
De acordo com o governo, esses empregados, que prestam serviços ligados diretamente à atividade fim da empresa, não foram substituídos. Cabia, portanto, prorrogar os contratos, até que a EBC realizasse concurso público para provimento de cargos, o que ocorreu no final de setembro.
Raíssa Abreu e Tércio Ribas Torres / Agência Senado05/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário aprova prorrogação de contratos temporários do Censipam e da EBC
Promulgada prorrogação de contratos temporários da EBC e do Censipam
Senado aprova prorrogação de contratos temporários da União
Senado aprova prorrogação de contratos temporários de pessoal do Executivo
Senado aprova prorrogação de contratos de consultoria para o Inep
Plenário autoriza prorrogação de contratos emergenciais para a Ospa