Senado aprova MP que trata da remuneração de carreiras de servidores do Executivo



O Senado aprovou nesta terça-feira (14) a medida provisória (MP 301/06) que trata, entre outros itens, da remuneração de diversas carreiras do serviço público no âmbito do Poder Executivo. Estima-se que essa MP, editada pelo governo federal em junho deste ano, teria impacto sobre aproximadamente 320 mil servidores. Um acordo entre as lideranças partidárias do Senado permitiu que a matéria fosse aprovada com o mesmo texto que havia sido aprovado antes na Câmara dos Deputados. A MP vai agora à promulgação.

Essa matéria abrange servidores de instituições como os Ministérios da Previdência, da Saúde e do Trabalho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), entre outros.

Ao ressaltar a importância da MP 301/06, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) declarou que era necessário aprová-la logo - para que não perdesse sua eficácia por decurso de prazo -, porque do contrário seriam prejudicados os "reajustes e benefícios salariais de aproximadamente 320 mil servidores".

Mas, justamente por envolver desde a criação de planos de carreira a alterações em gratificações dos mais diversos cargos em diferentes instituições, grupos de servidores manifestaram preocupação quanto ao texto da MP 301/06. Os senadores José Agripino (PFL-RN) e Heloísa Helena (PSOL-AL) manifestaram a mesma preocupação quanto a uma possível polêmica jurídica envolvendo as expressões "reestruturação de carreira" e "criação de carreira".

Em resposta a essas preocupações, Romero Jucá (PMDB-RR), relator da matéria no Senado, declarou que o governo federal vai editar nova MP, em 30 de outubro próximo, com objetivo de fazer as correções devidas e "resguardar os direitos desses servidores".

17/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova projeto que reajusta salário de carreiras do Executivo

Senado aprova MP com reajuste salarial para carreiras do Executivo federal

Senado aprova aumento de remuneração dos servidores do INSS

Senado aprova nova remuneração para servidores da Câmara

Portal da Transparência volta a divulgar remuneração dos servidores do Executivo federal

Senado aprova aumentos salariais para mais de 32 mil servidores do Executivo federal