Senado aprova nova remuneração para servidores da Câmara



O Plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (19) projeto (PLC 06/10) que reajusta os salários de servidores da Câmara dos Deputados e promove ajustes no plano de carreira dos funcionários. O projeto não menciona os percentuais de aumento, mas apresenta a tabela dos vencimentos dos Cargos de Natureza Especial (CNEs) - o menor será de R$ 2.603 e o mais elevado de R$ 12 mil. Os ocupantes de CNEs são comissionados, ou seja, são contratados por indicação dos parlamentares.

O relator do projeto, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), argumenta, em seu voto favorável ao projeto, que desde 2006 os servidores da Câmara não têm aumento salarial. Nesse período, o Congresso aprovou 56 planos de reajustes de servidores da União, a quase totalidade do Executivo.

Perillo disse ainda que hoje há "uma real e significativa discrepância" entre os salários dos servidores da Câmara e a das carreiras típicas de Estado dos outros poderes. Informou que a remuneração inicial da carreira de nível superior da Câmara, por exemplo, está defasada em 32% em relação à remuneração inicial das carreiras do Executivo e do Tribunal de Contas da União. O senador acrescentou que o orçamento deste ano da Câmara prevê verbas para o aumento. O projeto será enviado à sanção do presidente da República.

Senado

Logo após a votação, os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ) e Gim Argello (PTB-DF) pediram a aprovação, também, de um plano de carreira para os servidores do Senado Federal. O 1º secretário da Mesa, Heráclito Fortes (DEM-PI), porém, explicou que não há consenso entre os senadores sobre o plano de cargos e salários dos servidores do Senado.

Em seguida, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) criticou a iniciativa de se votar, neste momento, o plano de carreira para os servidores do Senado, que, segundo ele, significaria um reajuste acima do razoável. Também de acordo com Jereissati, os senadores não estão devidamente informados sobre o impacto do plano. Ele acrescentou que o reajuste dos servidores deve estar relacionado à reestruturação administrativa da Casa, em que ainda se encontra em discussão.



19/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova aumento de remuneração dos servidores do INSS

Senado aprova MP que trata da remuneração de carreiras de servidores do Executivo

Senado aprova plano de carreira para servidores da Câmara dos Deputados

Diretoria-Geral do Senado divulga nota sobre remuneração de servidores

Câmara aprova reajuste de 3,5% para servidores

Aprovada remuneração mínima para servidores do Estado