Senado aprova oito acordos internacionais
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (3) oito acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro com outros países, boa parte deles de cooperação técnica. Destaca-se um tratado com o Chile, que estabelece normas para que trabalhadores do Brasil tenham assistência previdenciária no Chile, e vice-versa.
Um dos tratados foi assinado com a China e prevê cooperação para o combate aos crimes transnacionais, especialmente narcotráfico, terrorismo, lavagem de dinheiro e exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Consta ainda da lista a Convenção Internacional para a Supressão de Atos de Terrorismo Nuclear, assinada em Nova Iorque, em 2005.
Um dos acordos foi assinado pelo governo brasileiro há 20 anos e só recentemente foi enviado ao Congresso para ratificação. Trata-se da Convenção Internacional sobre Salvamento Marítimo, cujo objetivo é proteger o meio ambiente em casos de salvamento marítimo. Conforme o Itamaraty, esta convenção busca corrigir deficiências de outro tratado internacional sobre o assunto, firmado em 1910. Entre outras coisas, o documento prevê como devem ser recompensados aqueles que participam de salvamentos, por exemplo, de navios petroleiros. O tratado de 1910 só previa recompensa financeira quando o navio ou a carga fosse salva. Agora, se ficar provado o esforço dos tripulantes de um navio para reduzir os impactos ambientais, eles farão jus a indenização.
Consta da listagem dos tratados aprovados um acordo de cooperação técnica firmado com o governo de Nauru. Trata-se do menor país insular do mundo, com apenas 13 mil habitantes. Faz parte da Micronésia (Oceania).
Eli Teixeira / Agência Senado
03/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova acordos internacionais
Senado aprova acordos internacionais
Senado aprova acordos internacionais
Senado aprova acordos internacionais
Senado aprova acordos internacionais
Senado aprova acordos internacionais