Projeto permite fechamento de hotéis que hospedarem menores sem consentimento dos pais



Os hotéis, pensões, motéis ou congêneres que hospedarem reiteradamente crianças ou adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis, ou sem autorização destes, poderão ser fechados definitivamente e ter a licença cassada. Substitutivo com tal objetivo, originado de projeto de lei (PLS 255/04) elaborado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre a Exploração Sexual, está na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desta quarta-feira (13).

VEJA MAIS

Com base no texto do substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados e que recebeu voto favorável da relatora, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a pena para quem hospedar criança ou adolescente nessas condições será de multa e, no caso de reincidência, sem prejuízo de nova multa, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 dias. No entanto, em caso de comprovada reincidência do crime em período inferior a 30 dias, o estabelecimento será definitivamente fechado e terá sua licença cassada.

Após a votação na CCJ, a proposta segue para votação em Plenário.

Aposentadoria

Também está na pauta da CCJ desta quarta-feira projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que estabelece requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos servidores públicos portadores de deficiência (PLS 250/05). Pela proposta, o servidor público concursado com limitação físico-motora, mental, visual, auditiva ou múltipla fará jus à aposentadoria voluntária, após 25 anos de contribuição, dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que ocorrerá a aposentadoria, independentemente da idade.

Atualmente, pelo artigo 40 da Constituição, o servidor público pode aposentar-se voluntariamente desde que cumpridos pelo menos dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que ocorre a aposentadoria, observadas as seguintes condições: 60 anos de idade com 35 anos de contribuição, se homem, e 55 de idade e 30 de contribuição, se mulher, com vencimentos integrais. Poderá ainda aposentar-se com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, desde que tenha completado 65 anos de idade, se homem, e 60 anos, se mulher. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) é o relator da matéria, que ainda será apreciada em Plenário.

Sigilo bancário

A restrição aos sigilos bancário e fiscal para os contratantes com a administração pública, bem como para os ocupantes de funções, cargos e empregos públicos de qualquer natureza, durante a vigência da respectiva e específica relação contratual ou do vínculo empregatício, também está na pauta da CCJ desta quarta-feira. Deverá ser votado o substitutivo do senador Pedro Simon (PMDB-RS) à proposta de emenda à Constituição (PEC 47/05) que tem como primeiro signatárioo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

A proposta original previa apenas a quebra de sigilo dos agentes públicos, bem como dos ocupantes das funções de confiança e dos cargos em comissão, mas Simon, ao elaborar o substitutivo, salientou o fato de que o texto poderia ser melhorado.

- Não apenas os que exercem cargos comissionados ou funções de confiança devem ser excluídos da manutenção dos sigilos bancário e fiscal, mas que esta exclusão tenha sua aplicação ampliada para todos os servidores e agentes públicos, assim como nas transações financeiras efetuadas por obrigação de contratos feitos com a administração pública - explicou Simon, na justificação do substitutivo.

Cargos

A CCJ também poderá analisar dois projetos de lei da Câmara que tratam da criação de funções de confiança no quadro de pessoal do Tribunal de Contas da União (TCU) e da criação e da transformação de funções comissionadas no quadro de pessoal do Tribunal Regional do Trabalho (TR) da 6ª Região, em Recife.

Para o TCU, o projeto (PLC 118/08) prevê a criação de 179 cargos que variam entre as funções FC-1 a FC-5. Já para o TRT (PLC 119/08), estão previstos a criação de 469 novas funções comissionadas e o reenquadramento de outras 554 em níveis mais altos.

As duas matérias serão votadas ainda em Plenário.



11/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta aprovada permite fechamento de hotéis que hospedarem menores sem consentimento dos pais

Projeto de Antero de Barros permite separação por mútuo consentimento

Senado aprova projeto que permite divisão de terras em áreas menores que o módulo de propriedade rural

Projeto que permite divisão de terras em áreas menores que o módulo de propriedade rural volta para a CRA

Projeto exige documentação a famílias que se hospedarem com crianças

CAE examina projeto que permite uso do gás natural em carros de todo o país