SENADO APROVA VOTO DE APLAUSO A DANUZA



O Senado aprovou nesta terça-feira (dia 8) voto de congratulações à jornalista Danuza Leão, de acordo com requerimento apresentado pelo presidente da Casa, senador Antonio Carlos Magalhães. O senador informou que a jornalista irá receber, à noite, no Rio de Janeiro, da embaixada da França, o Grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras. "É uma comenda importantíssima para o franceses", afirmou.
Antonio Carlos explicou que não é do seu feitio fazer propostas semelhantes, mas no caso de Danuza, o senador considera que deve-se abrir uma exceção na medida em que se trata de uma jornalista competente e que honrou o país em todos as ocasiões em que exerceu a sua função, inclusive, no exterior.
O senador disse que Danuza conviveu na França com personalidades importantes, como Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir, quando pode trazer conhecimentos profundos para o Brasil. O presidente do Senado lembrou o casamento da jornalista com Samuel Wainer e sua convivência com Antonio Maria Araújo de Moraes, que trabalhou com Antonio Carlos nos Diários Associados.
- Danuza sempre pautou sua vida jornalística dentro dos moldes irrepreensíveis de uma conduta exemplar. Daí porque estou aqui hoje para me congratular com essa colunista do Jornal do Brasil que assumiu a direção dessa coluna após o afastamento de outro grande colunista brasileiro, já desaparecido, Zózimo Barroso do Amaral. O JB tem em Danuza um ponto muito importante da edição do jornal - acrescentou o senador.
Na presidência dos trabalhos, o senador Geraldo Melo (PSDB-RN) disse que Antonio Carlos interpretava o pensamento da Mesa e se associou à homenagem.

08/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova voto de aplauso em homenagem ao 116º aniversário do TCU

Senado aprova voto de aplauso a Pitanguy por seus 80 anos

Senado aprova voto de aplauso pela absolvição de Amina Lawal

CCJ aprova voto de aplauso a Maurício Corrêa

CCJ aprova voto de aplauso para o presidente do STJ

CRE aprova voto de aplauso ao rei Juan Carlos