Senado celebra 10 anos da lei que pune compra de votos



O senado comemorou, nesta terça-feira (29), em sessão especial, os dez anos da Lei 9840/99, que pune a compra de votos e o uso eleitoreiro da máquina administrativa. Os parlamentares presentes à sessão salientaram que esta foi a primeira lei fruto de iniciativa popular aprovada pelo Congresso, além de ter sido um passo importante para o combate à corrupção no Brasil. Desde então, mais de 600 políticos, desde vereadores até governadores de estado, foram cassados.

Somando-se a esta comemoração, entidades presentes à sessão solene, como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - e que integram o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral - trouxeram outra proposta de iniciativa da sociedade, desta vez para vetar a candidatura de pessoas com ficha suja nas eleições. Foram recolhidas mais de 1,3 milhões de assinaturas de eleitores para embasar a propositura. O pedido foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nesta manhã.

A sessão especial foi feita a requerimento do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Ele citou declaração do então Papa João Paulo II, dizendo que a "democracia precisa da virtude, se não quiser ir contra tudo que pretende defender e estimular". E defendeu a punição exemplar, não apenas dos vencedores de eleições que se utilizaram da compra de votos e de recursos da máquina pública, mas também dos que não conseguiram se eleger, mas usaram os mesmos instrumentos. Também discursaram os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Romeu Tuma (PTB-SP), Marina Silva (PV-AC), José Nery (PSOL-PA) e Fátima Cleide (PT-RO)

Estiveram presentes à homenagem o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Dimas Lara Barbosa; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Antônio Carlos Bigonha; a vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Silvia Cavalcante; o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Francisco Whitaker; o secretário geral de Interior e Relações Públicas da Grande Oriente do Brasil, José Eduardo de Miranda; o diretor do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, Anivaldo Matias de Sousa; a coordenadora de Políticas Públicas do Instituto Ethos, Daiani Mistieri; a representante da Pastoral de Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, Carmem Cecília Amaral; o coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral de Mato Grosso, Antonio Cavalcante Filho; e o representante do comitê estadual da Lei 9840, Luciano Santos.

29/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


APROVADO PROJETO QUE PUNE COMPRA DE VOTOS

Senado celebra dez anos da lei que cassa comprador de votos

Senado comemora dez anos da lei de combate à compra de votos

LEI QUE PUNE COM MAIS RIGOR COMPRA DE VOTOS JÁ VALERÁ PARA ELEIÇÕES DO ANO 2000

Senado celebra 120 anos da República

Senado celebra 120 anos da República