Senado celebra os cem anos do Dnocs



O Senado realiza neste momento sessão especial destinada a comemorar o centenário de criação do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). O requerimento solicitando o evento é de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). 

A sessão está sendo presidida pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO) e conta com a presença do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. No evento, será lançado selo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e uma exposição de fotos sobre a trajetória do Dnocs nesses cem anos de atividades. 

Entre os órgãos regionais, o Dnocs é a mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste. Criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas, por meio do Decreto 7.619/1909, editado pelo então Presidente Nilo Peçanha, foi o primeiro órgão a estudar o problema do semiárido. O decreto 13.687/1919 alterou o nome da instituição, que passou a se chamar Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas. A denominação atual foi conferida à instituição pelo Decreto-Lei 8.846/45. Posteriormente, a Lei 4229/63 transformou o Dnocs em autarquia federal. 

O departamento, conforme dispõe sua legislação básica, tem por finalidade executar política do governo federal com os seguintes objetivos: beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações; irrigação; radicação de população em comunidades de irrigantes ou em áreas especiais, abrangidas por seus projetos; tratamento de outros assuntos que lhe sejam encaminhados pelo governo federal nas áreas de saneamento básico, assistência às populações atingidas por calamidades públicas e cooperação com os municípios.



28/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado celebra os cem anos do Dnocs

Senado celebra 120 anos da República

Senado celebra 120 anos da República

Senado celebra os 47 anos de Brasília

Senado celebra os 30 anos da campanha das Diretas Já

Senado celebra os 30 anos de existência do Diap