Senado comemora Ano da França no Brasil



O Senado realizará sessão especial nesta terça-feira (25), às 10h, para comemorar o Ano da França no Brasil e a ação das Alianças Francesas como agentes de difusão cultural no país. O requerimento solicitando a sessão é do senador Adelmir Santana (DEM-DF).

O ano de 2009 foi denominado Ano da França no Brasil com o principal objetivo de fortalecer a parceria estratégica entre os dois países, e ocorre em reciprocidade ao Ano do Brasil na França, realizado em 2005, observou o senador. "Especialmente no setor da cultura, o Brasil tem forte ligação histórica com aquele país, reforçado por missões culturais e intercâmbios que remontam aos primórdios da vida independente desta nação", disse Adelmir.

O senador observa que a França foi, por décadas, referência principal nas áreas de artes plásticas, teatro, música e literatura, bem como na produção filosófica e científica. "Vários dos conceitos hoje caros à democracia moderna foram construídos nos grandes eventos históricos que giraram em torno daquele país".

A influência da França no Brasil, acrescentou, pode ser percebida em fatos como a adoção do Estado laico; a disseminação da educação técnica e popular; o pensamento social dos jovens tenentes rebeldes da década de 1920 e 1930; e o pensamento contestador da juventude dos anos 60.

Um dos principais canais de difusão da cultura francesa no Brasil, segundo Adelmir, são as Alianças Francesas, presentes nas principais cidades desde 1885, quando a primeira dessas unidades foi montada na antiga capital do Rio de Janeiro.

"Seu papel de mantenedora e disseminadora da língua e da cultura francesa se faz sentir desde então. A Aliança Francesa foi das primeiras instituições culturais a se instalar em Brasília, passando a funcionar no ano de 1961, quando éramos ainda pouco mais do que um grande canteiro de obras, ajudando a construir a base de educação e cultura necessária para consolidar o seu papel de nova capital do Brasil", afirmou.

O senador informou que, além da sessão plenária especial, a Comissão do Senado Cultural, instituída pelo Ato da Presidência 76/08, promoverá, em parceria com a Aliança Francesa de Brasília e a Embaixada da França no Brasil, palestra sobre a participação dos parlamentos na política externa dos dois países e uma apresentação artística no prédio do Interlegis.



21/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado analisa relações entre Brasil e França

Senado celebra Ano da França no Brasil com performance, sessão especial e palestra

Senado comemora bicentenário do Banco do Brasil

JUCÁ COMEMORA O 33º ANIVERSÁRIO DA ZONA FRANCA DE MANAUS

Senado comemora bicentenário da abertura dos portos do Brasil

Senado comemora um ano da abertura do mercado de resseguros no Brasil