Senado cria conselho de estudos políticos para modernizar-se



A Mesa Diretora do Senado acaba de assinar ato instituindo um Conselho de Estudos Políticos para organizar conhecimentos e projetos destinados a modernizar o Legislativo e ajudar o país a desenvolver-se. O organismo será composto de sete integrantes, três deles representantes da sociedade civil, três funcionários do Senado e um senador, que o presidirá.

Os três nomes da sociedade civil serão o cientista político Otaciano Nogueira, o jornalista Carlos Chagas e o jurista Nelson Jobim, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal. O conselho será instalado no próximo dia 12 de setembro, às 11h, no gabinete da Presidência do Senado. E seu funcionamento será na Secretaria de Coordenação Técnica da Presidência da Casa.

Defensor desse centro de estudos desde que assumiu a direção do Senado, Renan Calheiros o considera vital para modernizar o Legislativo e torná-lo mais adaptado à velocidade das mudanças em curso num mundo globalizado. A idéia básica é dinamizar a atuação da instituição na feitura de leis, fornecendo os melhores subsídios para o trabalho dos senadores.

A criação do conselho ocorre num momento considerado oportuno pelo presidente do Senado, em razão da crise política enfrentada pelo país e da disposição geral na sociedade por reformas que façam o país avançar. Entre essas reformas, o presidente do Senado vem defendendo especialmente a política, a tributária e a orçamentária. Ele acha que um dos principais resultados das eleições de outubro será a depuração do sistema político-eleitoral em vigor no país.

No ato assinado, estão relacionados, entre os objetivos desse conselho, os seguintes: realizar estudos relativos a políticas e diretrizes legislativas ou institucionais; discutir e propor tecnologias, programas, políticas ou ações governamentais de alcance setorial, regional ou nacional; colaborar com entidades públicas e privadas em estudos e pesquisas de interesse do país e do Parlamento; e organizar fóruns, conferências e oficinas de trabalho de interesse público.



31/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado deve instalar este ano o Conselho de Estudos Políticos

Sarney cria comissão para modernizar Código de Processo Civil

CE debate regulamentação de pareceres e estudos do Senado ao Conselho de Comunicação

Senado aprova projeto que cria cargos comissionados no Conselho Nacional de Justiça

Senado trabalha para modernizar códigos jurídicos

Sarney lista providências tomadas para modernizar o Senado