Senado debate isenção de impostos na importação de instrumentos musicais



A Subcomissão de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social realiza, nesta terça-feira (24), às 10h, em conjunto com a Comissão de Educação, audiência pública para debater a isenção de impostos na importação de instrumentos musicais. Na reunião, os convidados - representantes de indústrias de instrumentos musicais, Receita Federal e músicos brasileiros - deverão fornecer informações para a instrução do projeto de lei do Senado (PLS 345/2006) que concede o benefício.

O projeto, de autoria dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Romeu Tuma (DEM-SP) e Sérgio Zambiasi (PDT-RS) e relatado por Paulo Paim (PT-RS), desonera a operação de importação de instrumentos de vários impostos, entre os quais o Imposto de Importação e a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público na importação de produtos estrangeiros e serviços. (PIS/Pasep-Importação).

Na justificação da proposta os senadores lembram que, apesar do grande desenvolvimento técnico da indústria nacional, expressiva parcela dos músicos profissionais ainda não encontra instrumentos produzidos no Brasil com a mesma qualidade apresentada por equivalentes estrangeiros, que precisam então ser importados.

Os autores do projeto lembram ainda que na importação de instrumentos musicais, a incidência do Imposto de Importação, com alíquotas entre 10% e 18%, do PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação, com alíquotas de 1,65% e 7,6%, respectivamente,onera o importador e aumenta os já elevados preços dos instrumentos.

Deverão participar da audiência o músico e compositor Roberto Frejat; o presidente da Associação Nacional dos Pequenos e Médios Fabricantes de Instrumentos Musicais-Anafim, Alberto Bertolazzi; a presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Déborah Cheyne Prates; o diretor-superintendente da Weril Instrumentos Musicais, Nelson Eduardo Visconti Weingrill; o coordenador do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música-GAP, Luis Felipe Radicetti, e a Secretária Adjunta para Assuntos Aduaneiros e de Comércio Exterior da Receita Federal, Clecy Maria Busato Lionço.

A Subcomissão de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social funciona no âmbito da Comissão de Educação.

20/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE pode votar projeto que isenta de impostos a importação de instrumentos musicais

Importação de instrumentos musicais poderá ter isenção fiscal

CAE examina isenção do imposto de importação para instrumentos musicais

Isenção de imposto sobre importação de instrumentos musicais passa na CCJ

CAE vota isenção de impostos para instrumentos musicais

CAE vota isenção de impostos para instrumentos musicais