Senado decidirá sobre criação de novo tribunal federal no Nordeste



Entre os projetos que aguardam deliberação do Senado a partir de fevereiro, encontra-se proposta criando um Tribunal Regional Federal (TRF) com sede em Fortaleza e jurisdição no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Na gênese da iniciativa está a preocupação com o volume de processos que enchem os tribunais brasileiros.

De autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), a proposta (PEC 61/12) tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Em sua justificativa, o senador argumenta que a reforma do Judiciário, aprovada em 2004, inseriu entre os direitos constitucionais fundamentais e pessoais a celeridade processual.

“As regiões Norte e Nordeste estão submetidas atualmente a apenas duas Cortes – os Tribunais Regionais Federais da 1º Região, sediado em Brasília, e da 5ª Região, sediado em Recife. Urge, portanto, a criação de um novo Tribunal Regional Federal no Nordeste, para começar a enfrentar com efetividade a enorme demanda por jurisdição constitucional federal de segundo grau naquela área do território brasileiro”, argumenta.

De acordo com o projeto, caberá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) elaborar projeto de lei dispondo sobre a organização, estrutura e funcionamento desse TRF, assim como sobre as alterações decorrentes na organização do Judiciário Federal de segundo grau. O texto será relatado pelo senador Jorge Viana (PT-AC).

Em novembro passado, o Plenário do Senado aprovou a criação de um TRF em Belo Horizonte, para atender exclusivamente o estado de Minas Gerais. A proposta seguiu para a Câmara. Outra proposta de emenda à Constituição (PEC 42/2012) está em fase de discussão no Plenário para a criação de um TRF em Curitiba.



22/01/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova criação de Tribunal Regional Federal de Minas Gerais

ÁLVARO DIAS DEFENDE CRIAÇÃO DE TRIBUNAL FEDERAL NO PARANÁ

João Costa sugere criação do Tribunal Regional Federal da 7ª Região

Adiada votação de criação de Tribunal Regional Federal em Belo Horizonte

Jorge Viana faz apelo ao presidente do STJ por novo tribunal federal

MESA DECIDIRÁ SOBRE NOVO ENCAMINHAMENTO DE REPRESENTAÇÃO CONTRA ESTEVÃO