SENADO DEVE TORNAR MAIS RIGOROSAS REGRAS SOBRE AGROTÓXICOS



O Senado vota na próxima semana substitutivo da Câmara a projeto do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) que disciplina, entre outras operações, a produção, embalagem, transporte, importação, exportação e destino final dos resíduos e embalagens dos agrotóxicos.
A iniciativa dispõe que os usuários dos defensivos agrícolas deverão efetuar a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos. Se o produto não for fabricado no Brasil, a responsabilidade de recebê-lo será da pessoa física ou jurídica que realizou a importação.
O plenário também inicia a discussão, em segundo turno, da proposta de emenda constitucional do senador Antonio Carlos Magalhães, que institui para vigorar até 2010 um Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. A matéria ainda voltará a plenário para ser discutida em mais duas sessões ordinárias, antes de ser votada e enviada à Câmara.
Na quinta-feira, os senadores votam, em primeiro turno, a proposta de emenda constitucional do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) que permite aos estrangeiros residentes e domiciliados há pelo menos oito anos no Brasil votar nas eleições municipais e disputar o mandato de vereador.
O Senado delibera também sobre a redação final do projeto do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que obriga as televisões por assinatura, transmitidas a cabo ou por ondas, a transmitir a programação da TV Senado e da TV Câmara. Com o projeto, que ainda será apreciado pelos deputados, Requião quer garantir à população ver o que acontece no Legislativo sem o filtro das grandes agências de notícias.
Outra redação final a ser votada é a do projeto do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que garante aos trabalhadores da pesca direito a seguro-desemprego durante o período em que é proibida a atividade pesqueira. A matéria também precisará ser decidida pelos deputados.
O plenário também delibera se autoriza a União a garantir aditamento de US$2,4 milhões a contrato de financiamento externo firmado pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) com a Empresa Húngara de Comércio Exterior e Empreendimentos para Exportação (Agroinvest).
Decide ainda se a União pode contratar empréstimo de até US$ 185 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o financiamento parcial do Projeto de Profissionalização de Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae).
E sete emissoras aguardam decisão sobre a renovação de suas concessões para funcionamento: Rádio Sete Colinas de Uberaba, de Uberaba (MG); Rádio Fundação Nossa Senhora de Belém, de Guarapuava (PR); Rádio Alvorada de Lins, de Lins (SP); Rádio Clube de Campo Belo, de Campo Belo (MG); Rádio Presidente Prudente, de Presidente Prudente (SP); Cultura II FM de Poços de Caldas, de Poços de Caldas (MG); e Rádio Presidente Venceslau, de Presidente Venceslau (SP).

12/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas regras mais rigorosas para a criação de municípios

Contas de concessionárias de serviço público podem ter regras mais rigorosas

APROVADAS REGRAS MAIS RÍGIDAS PARA AGROTÓXICOS

Comissão discute regras para tornar mais seguros os esportes radicais

Técnicos detalham regras sobre registro de agrotóxicos para fruticultura

Reforma do Judiciário deve tornar Justiça mais ágil