Senado deve votar mais de 40 matérias nesta semana
A pauta da ordem do dia do Senado para esta semana reúne mais de 40 itens, podendo ser ampliada com a inclusão de projetos extrapauta, a exemplo da indicação de autoridades.
Mudanças no processo orçamentário deverão movimentar as discussões em Plenário, já que há a expectativa de votar, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 22/00), apresentada pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que institui o "orçamento impositivo".
Apesar de determinar que a não-execução da programação orçamentária aprovada pelo Congresso implicará crime de responsabilidade, a PEC 22/00 assegura ao presidente da República a possibilidade de solicitar ao Legislativo autorização para não executar alguma dotação já acolhida. A proposição também condiciona o encerramento da sessão legislativa à votação do projeto de lei orçamentária anual (LOA), como já ocorre com a lei de diretrizes orçamentárias (LDO).
Outras questões de cunho político-eleitoral previstas na ordem do dia são trazidas pelo substitutivo à PEC 64/99, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que determina o comparecimento do presidente da República ao Congresso na abertura da sessão legislativa para apresentar sua mensagem e plano de governo; pelo projeto de lei do Senado (PLS 390/05 - Complementar) que torna mais rigorosa a pena de inelegibilidade para os condenados por abuso de poder econômico ou político, improbidade administrativa, crimes eleitorais, entre outros; e pela PEC 30/02, que trata da inelegebilidade de substitutos de presidente da República, governador e prefeito seis meses antes da eleição.
Parte expressiva dos itens em pauta, 17 ao todo, são projetos de decreto legislativo (PDLs) relativos à aprovação de acordos e tratados internacionais firmados pelo Brasil. Dentre eles, destaca-se o PDL 229/06, que autoriza o envio de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e de destacamento de fuzileiros navais ao Haiti para promover a retirada de brasileiros residentes no país e garantir segurança às instalações diplomáticas brasileiras na capital haitiana. Muitos projetos também dizem respeito a acertos nas áreas de segurança pública; assistência jurídica; cooperação econômica, científica e tecnológica e em turismo; combate à Aids e ao tráfico de armas de fogo, munições e similares.
07/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado deve votar 14 MPs e alterar Lei Kandir nesta semana
SENADO APRECIOU 14 MATÉRIAS NESTA SEMANA
SENADO VOTOU 11 MATÉRIAS NESTA SEMANA
SENADO APRECIOU 15 MATÉRIAS NESTA SEMANA
SENADO APRECIOU 27 MATÉRIAS NESTA SEMANA
SENADO APRECIOU 13 MATÉRIAS NESTA SEMANA