SENADO APRECIOU 15 MATÉRIAS NESTA SEMANA



A proposta de emenda constitucional (PEC) que limita o prazo de vigência e proíbe a reedição das medidas provisórias é um dos quinze itens da Ordem do Dia aprovados pelo plenário do Senado nesta semana (de 29 de novembro a 3 de dezembro). A proposta vai agora ao exame da Câmara.
Mais uma PEC votada nesta semana - a que garante aos remanescentes de quilombos o direito de propriedade sobre as terras que ocupam, garantindo a preservação dessas comunidades - ainda passará pelo segundo turno de votação no Senado.
Outros dois projetos foram remetidos à Câmara: o que modifica a transferência de recursos para o Distrito Federal, e o que antecipa para 2002 a exigência de critérios de desempenho para o acesso dos partidos aos recursos do Fundo Partidário e ao horário gratuito de rádio e televisão, a fim de impedir sua utilização por partidos que não tenham caráter nacional.
Sete projetos aprovados em plenário foram enviados à promulgação. Cinco tratam de renovação de concessões de rádio e televisão, e dois de acordos internacionais: protocolo facilitando a circulação de empresários entre Brasil e Uruguai, e um convênio de cooperação educativa com a Argentina.
À sanção presidencial foram enviados três das matérias aprovadas nesta semana: a proibição do funcionamento de bombas automáticas nos postos de abastecimento de combustíveis; a instituição de procedimento sumaríssimo no processo trabalhista; e a redução das despesas de cartório para imóveis construídos pelo sistema de mutirão nos programas habitacionais destinados a famílias de baixa renda.
Ainda voltará à Ordem do Dia, para turno suplementar, projeto de resolução aprovado nesta semana, e que visa simplificar a tramitação das autorizações de endividamento dos estados e municípios.
ComissõesA Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ ) aprovou, em caráter terminativo, alterações visando ampliar o alcance da lei sobre abuso de autoridade. A CCJ deu parecer favorável a propostas de anistia das multas aplicadas pela Justiça Eleitoral, e de doação de terreno da Sociedade de Assistência aos Cegos de Fortaleza.
O diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade, Renato Peixoto Veras, falou para a Subcomissão do Idoso sobre o modelo de atendimento aos idosos no Brasil. Já a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) ouviu depoimento do ex-funcionário do Instituto Nacional do Desenvolvimento do Desporto (Indesp), João Elias Cardoso, sobre denúncias de irregularidades naquele órgão.
Cinco projetos foram aprovados pela CAS, em caráter terminativo: limitando a distribuição de remédios pelo SUS aos que constam da Relação Nacional de Medicamentos (Rename); destinando parte da renda da loteria esportiva para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais e sociedades Pestalozzi; dando gratuidade no transporte coletivo urbano para crianças até doze anos matriculadas na escola; permitindo a cirurgia plástica reparadora pelo SUS, nos casos de mutilação pós-cirúrgica, defeitos genéticos e decorrentes de acidentes de trabalho.
A Comissão de Educação votou pareceres favoráveis à ampliação, para março de 2001, do prazo de transformação dos clubes de futebol em empresas, previsto pela "Lei Pelé", e à denominação de "Rodovia Luiz Carlos Prestes" para o trecho da BR-020 entre Brasília (DF) e Formosa (GO).
Dois projetos beneficiando rodovias em Roraima e Amapá foram aprovadas pela Comissão de Infra-Estrutura (CI), e a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aprovou parecer favorável a projeto estabelecendo aplicação na agroindústria de percentual mínimo de 22% dos recursos do BNDES.
Verbas suplementares, no valor de R$ 985 milhões, foram aprovadas pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, para a produção de medicamentos utilizados pela rede do SUS; para modernização do Hospital das Clínicas de Porto Alegre; para a construção de duas adutoras em Pernambuco; e para atender despesas de limpeza, conservação e segurança do Departamento de Polícia Federal.
MATÉRIAS APROVADAS PELO SENADO(de 29 11 a 3.12.1999)Projetos aprovados e enviados à sanção .............3Projetos aprovados e enviados à promulgação....7Emenda constitucional aprovada em 1º turno ....1Emenda constitucional aprovada em 2º turno .....1Projeto de resolução aprovado em 1º turno ........1Projetos aprovados e enviados à Câmara ...........2Total de matérias aprovadas ...........................15

03/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APRECIOU 15 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 27 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 13 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 13 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 18 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 16 MATÉRIAS SÓ NESTA SEMANA