SENADO APRECIOU 13 MATÉRIAS NESTA SEMANA



Treze matérias foram aprovadas nesta semana (período de 18 a 21 de outubro) pelo plenário do Senado, que encerrou a discussão, em segundo turno, da emenda constitucional que trata dos poderes das CPIs. O movimento foi grande em toda a Casa nos últimos dias, com destaque para a aprovação de três relatórios parciais da CPI do Judiciário e o comparecimento, à Comissão Mista para a Erradicação da Pobreza, do ministro da Fazenda, Pedro Malan, e também do ministro da Educação, Paulo Renato Souza.
O plenário aprovou as indicações do general-de-Exército José Luiz Lopes da Silva para o cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) e de Paulo Tarso Flecha de Lima para acumular a função de embaixador na Albânia com a de representar o Brasil junto ao governo da Itália. .
Outros projetos aprovados em plenário: a programação monetária para o quarto trimestre deste ano; o aperfeiçoamento do processo para declarações de inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF); a autorização de alienação de imóvel de propriedade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e a renovação das concessões de cinco emissoras de rádio. .
Ainda durante esta semana, o plenário aprovou dois projetos de proteção aos portadores de deficiência: o que cria cooperativas para inserir deficientes mentais no mercado de trabalho, e o que isenta de IPI veículos comprados por deficientes físicos. .
COMISSÕESO ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, abriu na quarta-feira (dia 20) o seminário "A Amazônia - patrimônio ameaçado?", promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). .
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) aprovou em caráter terminativo projeto que proíbe a circulação, em vias públicas, de cães perigosos sem coleira e focinheira. Aprovou ainda projeto que destina à Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do DF e à assistência judiciária gratuita da OAB local a taxa de 2% sobre o valor da causa, cobrada no Distrito Federal. .
Já a CAS (Comissão de Assuntos Sociais) aprovou nove emendas ao Plano Plurianual 2000/2003 e cinco ao Orçamento do ano que vem, e deu pareceres favoráveis à contratação de empréstimo no valor de US$ 2,2 bilhões; a projeto estendendo o seguro-desemprego aos pescadores durante o período de proibição da pesca; e empréstimo de R$ 57,2 milhões para Roraima. .
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a programação monetária do quarto trimestre e projeto obrigando o Tribunal de Contas da União (TCU) a divulgar as irregularidades apuradas nas contas públicas. A comissão também promoveu audiência pública com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alcides Tápias, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Andrea Calabi, que falaram sobre possibilidades do crescimento econômico, aumento dos níveis de emprego e estímulo à pequena empresa. .
Também a Comissão de Educação (CE) aprovou emendas ao PPA (dez) e ao Orçamento de 2000 (cinco), e deu pareceres favoráveis a duas concessões de serviços radiofônicos. Na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), foram cinco as emendas ao Orçamento e dez ao PPA; na de Fiscalização e Controle, três ao PPA; enquanto na CCJ passaram cinco para o Orçamento e três ao PPA. .
CPI DO JUDICIÁRIOA CPI do Judiciário aprovou três relatórios parciais apresentados pelo relator, senador Paulo Souto (PFL-BA) - sobre adoções internacionais de crianças em Jundiaí (SP), irregularidades no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro e soltura irregular de narcotraficantes no Amazonas. A CPI ouviu o juiz da Primeira Vara de Falências de Cuiabá, José Geraldo da Rocha Palmeira, sobre acusação de facilitar transferência e fuga de narcotraficantes de prisões de Mato Grosso, e também o desembargador do Tribunal de Justiça do estado Atahide Monteiro da Silva, sobre denúncia de venda de sentença. .
MATÉRIAS APROVADAS PELO SENADO (DE 18 A 21 DE OUTUBRO DE 1999)Projetos aprovados e enviados à sanção .............2Projetos aprovados e enviados à promulgação....5Projetos aprovados em 1º turno ..........................2Indicações de diplomatas ....................................1Indicações de autoridades ..................................1Projetos aprovados e enviados à Câmara ...........2Total de matérias aprovadas ...........................13

21/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APRECIOU 15 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 27 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 13 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 13 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 18 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 16 MATÉRIAS SÓ NESTA SEMANA