Senado discute criação de concursos públicos para tribunais de contas



Transcorreu nesta terça-feira (dia 19) o primeiro dos cinco dias de discussão da proposta de emenda à Constituição que permite a nomeação de membros das Cortes de contas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios por meio de concurso público. Autor da proposta, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) a defende com o argumento de que o concurso público "é um instrumento democrático, concretizador dos princípios da impessoalidade e moralidade na administração pública".

O senador entende que os concursos públicos são um mecanismo de seleção de agentes públicos com êxito comprovado. Por essa razão, ele critica os atuais critérios utilizados para a composição das Cortes de contas, em que a escolha, na maior parte dos casos, é política, quando deveria ser baseada no mérito de cada candidato.

O relator da matéria, senador Jefferson Péres (PDT-AM), lembrou que, de acordo com a Constituição de 1988, os concursos públicos são "imprescindíveis à nomeação de servidores públicos para ocupar cargos efetivos na administração dos poderes nas três esferas de governo". O senador amazonense acrescentou que a proposta elimina a possibilidade de controle do Poder Executivo sobre o Judiciário e assegura maior isenção e independência a este poder.

19/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado discute proposta de concurso público para membros dos Tribunais de Contas

Senado discute cota para negros em concursos públicos

Senado discute mudanças em concursos públicos

Aprovada criação de procuradorias do Senado, da Câmara e de Tribunais de Contas

Senado discute comparecimento anual de agentes públicos para prestação de contas

CCJ vai votar criação de conselho para controlar Tribunais de Contas