Senado discute proposta de concurso público para membros dos Tribunais de Contas



Nesta quarta-feira (dia 20), o Senado Federal realizou a segunda das cinco sessões de discussão sobre a proposta de emenda à Constituição que faculta a nomeação de membros das Cortes de Contas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios por meio de concurso público. Autor da proposta, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) lembrou que esse tipo de seleção já é utilizado para ingresso nas carreiras da magistratura e do Ministério Público, podendo ser exigido, também, no caso dos Tribunais de Contas permitindo, com isso, substituir o atual critério político de escolha.

O senador entende que o concurso público é um instrumento imprescindível para o preenchimento de cargos nas três esferas de governo, observando que os membros de tribunais e conselhos de contas foram mantidos fora dos critérios de impessoalidade e moralidade que norteiam os concursos públicos.

O relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador Jefferson Péres (PDT-AM), sustenta que o concurso público é "o pressuposto do ingresso nas carreiras da magistratura e do Ministério Público". O parlamentar argumentou que, com a adoção desse critérios de seleção, as Cortes de Contas de todo o país passariam a ser mais independentes.

20/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova emenda que prevê concurso público para tribunais de contas

PEC cria concurso público para tribunais de contas

Alvaro Dias propõe concurso público para conselheiros dos Tribunais de Contas

Ministros de tribunais de contas poderão ser escolhidos por concurso público

Vídeo | Alvaro Dias cobra votação de projeto que estabelece concurso público para conselheiros de Tribunais de Contas

Senado decide sobre concurso para Tribunais de Contas