Senado homenageia a maçonaria
O Senado se reúne nesta terça-feira (20), a partir das 14h30, para homenagear a maçonaria brasileira pelo transcurso do Dia do Maçom. A homenagem foi solicitada pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), em março deste ano, para ser realizada na parte da sessão destinada ao horário do expediente.
A maçonaria é uma sociedade parcialmente secreta que proclama como objetivo desenvolver a fraternidade e a filantropia. É uma ordem universal, à qual se associam homens de todas as nacionalidades, congregados em lojas, nas quais, utilizando símbolos e alegorias, estudam o aperfeiçoamento da sociedade humana.
A sociedade maçônica é fundada no entendimento de que, com a constante e livre investigação da verdade, sob os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, assim como da moral, da razão e da justiça, o mundo alcançará a felicidade geral e a paz universal.
A maçonaria proíbe discussão político-partidária e religioso-sectária em seus templos. Entre seus símbolos estão o Livro da Lei, o esquadro e o compasso, considerados como as três luzes emblemáticas que devem estar sobre o Altar dos Juramentos, que todo maçom tem que prestar.
19/08/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia maçonaria em sessão plenária
Senado homenageia Maçonaria em sessão especial
Mozarildo Cavalcanti homenageia a Maçonaria
Mozarildo Cavalcanti homenageia entidades da maçonaria
Senado presta homenagem à Maçonaria
Senado homenageará Maçonaria em sessão especial