Senado reverencia memória do senador Jefferson Péres



A requerimento dos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF), o Senado realiza, nesta terça-feira (17), às 11h, uma sessão especial para homenagear o senador Jefferson Péres, relembrar sua vida pública e, principalmente, sua luta pela ética na política, marca registrada de sua atuação como senador da República, conforme destacou Arthur Virgílio, seu colega da bancada do Amazonas, ao propor a homenagem.

- Manaus se tomou de uma comoção muito grande com o falecimento de Jefferson Péres [em 23 de maio]. Não somente a cidade, mas foi o Brasil inteiro que se manifestou nos jornais, rádio, TV e Internet, lamentando a perda de um político sem jaça, sempre defendendo a questão moral, a questão ética, numa demonstração de como ficou raro, no país, um homem de bem, sem rasuras em sua biografia - disse.

Advogado, casado e pai de três filhos, José Jefferson Carpinteiro Péres nasceu no dia 19 de março de 1932, em Manaus (AM). Fez pós-graduação em Ciência Política no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) e em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Exerceu cargos na Corregedoria-Geral da Justiça do Amazonas e no Tribunal de Justiça do estado. Foi vereador por dois mandatos a partir de 1988; eleito senador para o período 1995/2003 e reeleito para o período seguinte.

Desalento

Em agosto de 2006, Jefferson Péres fez um pronunciamento no Plenário do Senado para reafirmar seu profundo desalento com a vida pública do país. Na ocasião, disse que faltava ao Brasil "uma elite dirigente compromissada com a coisa pública" e que a crise de ética não era somente da classe política, mas atingia grande parte da sociedade brasileira.

- Não quero mais viver a vida pública. Vou cumprir o mandato que o povo do Amazonas me deu, mas não me candidatarei em 2010, quando ele termina. Isso não quer dizer que silenciarei minhas críticas, mas reconheço que a classe política já apodreceu há muito tempo - destacou.

Durante seus anos de Senado, Jefferson Péres foi titular das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), bem como da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), onde atuou como vice-presidente.

O senador recém-falecido foi membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o trabalho de crianças e adolescentes no Brasil e atuou na reforma do Código Civil e do Poder Judiciário, bem como no estudo sobre as causas do desemprego no país. Ele teve papel de destaque como relator da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), durante o governo do presidente Fernando Henrique.

Entre seus trabalhos publicados, destacam-se: Problemas econômicos da atualidade; Zona Franca - desenvolvimento e estagnação; Evolução de Manaus - como eu a vi ou sonhei; Partidos políticos na América Latina; O modelo Zona Franca - uma economia de enclave.

16/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado reverencia memória de Jefferson Péres

Senado reverencia memória de Jefferson Péres

Senado reverencia memória de Jefferson Péres

Senado reverencia memória de Jefferson Péres em sessão especial

Senado homenageia a memória de Jefferson Péres

Senado presta homenagem à memória de Jefferson Péres em sessão especial